Início Sem categoria Uma história de coragem e sacrifício

Uma história de coragem e sacrifício

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Uma história contemporânea de luta, paz, coragem e amor. Assim pode ser definido o filme “Além da Liberdade”, de Luc Besson, lançado em 2011 na França e no Reino Unido. E esse será o filme exibido na noite dessa terça-feira, 6 de março, pela Associação Amigos do Cinema de Santa Cruz. A exibição inicia às 20 horas, na sede do Sindibancários. 

O filme possuiu cerca de 132 minutos de duração e seu título original é “The Lady”. Isso porque a personagem principal retratada na história é a heroína birmanesa Aung San Suu Kyi (interpretada por Michelle Yeoh), a filha do moderno fundador da Birmânia, Aung San, que foi assassinado pouco antes da independência do país. 

Michelle Yeoh interpreta Aung San Suu Kyi, a heroína birmanesa que lutou contra a ditadura em seu país

No filme, conhecemos sua história. Casada com um estrangeiro e mãe de dois filhos, Suu Kyi deixou sua vida em Londres para cuidar da mãe doente em Rangoon – localidade que passava por um conflito sangrento em protesto da ditadura militar. Lá Aung San Suu Kyi acaba sendo persuadida por partidários para permanecer em Rangoon e fundar a Liga Nacional pela Democracia. Essa decisão, porém, lhe custa o afastamento de seu marido (Michael Aris) e dos filhos (Alexander e Kim), que tiveram o visto de permanência negado pela Birmânia.

Dessa forma, o filme se transforma em um testemunho de coragem e sacrifício inspiradores. Para ajudar, a interpretação de Michelle Yeoh foi muito elogiada pela crítica por sua serenidade e pela naturalidade de seus gestos. Também ajudou os locais das gravações, ou seja, a Tailândia e Myanmar (também conhecido como Birmânia), que dão um toque a mais de veracidade às imagens. 

De acordo com o diretor, Luc Besson, o conflito da Birmânia não ganhou a devida atenção na mídia ocidental, e essa foi uma das principais razões para que ele abordasse o assunto. Um dos aspectos interessantes, porém, é que não apenas os aspectos políticos são abordados na história, mas também questões particulares da vida da personagem.