Santa Cruz do Sul completa 133 anos de sua emancipação política, colonizada por imigrantes alemães vindos de sua maioria do sul da Alemanha, precisamente da cidade Swartzwalt e se instalaram no Distrito de Entre Rios. Entre tantas estava a família Pappen, que junto com outras escolheram esta terra, adotaram e transformaram nesta bela cidade, juntamente com outras etnias de italianos, palestinos, negros e mulatos. Esta terra que sempre recebeu muitos estrangeiros de diversos países, representantes de diversas multinacionais do tabaco, que se estabeleceram nesta cidade, muitos criaram raízes, tiveram filhos e aqui permanecem, outros vieram só de passagem, mas deixaram aqui seus legados.
Santa Cruz é chamada a capital do fumo por possuir a maior cadeia produtiva do tabaco, mas hoje busca sua diversificação. Bela pela sua paisagem, cujo túnel verde representa seu maior cartão postal, juntamente com a Catedral São João Batista, entre outros pontos turísticos, gostaríamos de evidenciar o Parque da Gruta, o Lago Dourado, o Monumento da Santa Cruz, o Santuário de Schoenstatt e a mais recente conquista e a mais representativa, o Autódromo Internacional.
Esta cidade de ruas largas e suas praças arborizadas, de uma arquitetura moderna com bairros bem sinalizados e belos loteamentos e de condomínios fechados, se confunde com este povo trabalhador e ordeiro e empreendedor, na sua diversificação – esta vocação que aos poucos tem se mostrado competente no turismo, que no mundo todo é a indústria que mais cresce. Junto com todos os segmentos de progresso está a Unisc, nossa universidade, realizando no seu campus o desenvolvimento tecnológico e de pesquisa, fazendo na sua atividade-fim a formação de novos profissionais para a cidade e região. Expandindo o seu conhecimento para todo o Brasil, além de convênios com países do exterior para intercâmbio, como Itália, Espanha e nações africanas.
Em relação a segurança, a estatística nos mostra que a cidade está bem amparada. Os órgãos de proteção da população, representados pela Brigada Militar no policiamento preventivo, nos transmitem tranquilidade. Assim como a Polícia Civil, mostrando um grande entrosamento com a população civil, que com os grupos de serviços e Clube da Gasolina, tranquilizam o povo de Santa Cruz.
A Oktoberfest já é uma realidade de festa que empolga nossa região, boa parte dos brasileiros e América do Sul. Santa Cruz empolga seus moradores, filhos desta terra e aqueles que vieram por adoção.
É um conjunto de ações deste Executivo, Legislativo municipal, Judiciário e Ministério Publico, a Indústria e Comércio, mostrando a bravura de seu povo. É uma cidade de uma economia forte cujo seu maior desafio será a qualificação e diversificação das pequenas propriedades de produtores rurais familiares, muita coisa poderá ser melhorada, e deverá, mas fazemos parte de uma comunidade feliz.
Santa Cruz feliz, gentil e hospitaleira. Tem sua vocação para esportes. Foi campeã brasileira de basquete, tendo dois clubes na primeira divisão da elite do futebol gaúcho, Avenida e Santa Cruz. Temos Assaf, os atletas como Sabine, Fabiano Peçanha e o mais famoso, o zagueiro Bolívar, filho do grande lateral Bolívar Guedes que fez história no Grêmio Porto Alegrense.
“Não pergunte o que você pode levar da vida, mas sim o que você pode dar a ela. Não espere que os recursos caiam do céu para ajudar o próximo. Ajude com que tem para colher os frutos das suas obras”.