Grêmio e Internacional buscam um ponto na rodada do fim de semana. O Grêmio contra a Portuguesa no Canindé para confirmar o segundo lugar e a vaga na fase de grupos da Libertadores, e o Inter contra a Ponte em Caxias para garantir permanência na Série A.
Acho que nenhum dos dois terá maiores dificuldades, sinceramente. Tanto o Grêmio quanto o Inter já pensam muito na próxima temporada, até para que não aconteça o mesmo deste ano. Que ambos briguem por títulos e não tenham outros objetivos nas competições que vão disputar.
*****
Ano de Copa do Mundo, Inter jogando no novo Beira-Rio, torcedor colorado não vai se satisfazer com festas de inaugurações. Vai querer ver time de qualidade em campo. A direção, é claro, já deve estar tratando disso já que este ano foi muito ruim.
No Grêmio, as preocupações maiores no momento são manter Rodholfo, que tem boas chances de ficar, já que o São Paulo inexplicavelmente não pretende contar com ele novamente, e Vargas que custa 15 milhões de euros, mas poderá ter este valor negociado com o Nápoli ou até mesmo uma prorrogação do empréstimo.
Um ponto no fim de semana, mas com olhos bem abertos em 2014, tanto para os azuis quanto para os vermelhos.
Quem fica e quem sai
Esquecendo os jogos de domingo, vou falar o que penso a respeito da montagem dos times para a próxima temporada no Inter e no Grêmio.
No Inter, defesa, só o Juan, resumindo. Volantes, dois novos que não jogaram este ano. Se for pra aproveitar como titular algum, que seja Josimar. D’Alessandro fica, se for bom o relacionamento com os outros e não seja estrela isolada do time, dono da bola e do vestiário.
Otávio e Damião, devem ficar e ganhar moral pra crescer. Scocco e Alex, se descobrirem a causa da ausência do futebol este ano, acho que merecem nova oportunidade, assim como Forlán para um bom banco, mas entrando…
*****
No Grêmio, acho que dá pra ficar praticamente todo o time, menos o ataque. Não dá pra esperar mais um ano por Barcos e Kleber. Time que quer ganhar Libertadores precisa ter atacantes que façam gols. Não teve o ano todo, Barcos fez 9 e Kleber 5. Só o Ederson do Atlético PR fez 18.
Então, está aí minha sugestão pra que tenhamos times em condições de brigar por títulos nas competições que vão disputar. Ah, e não me falem em brigar por G nada, só título.