Luísa Ziemann
[email protected]
Um ambiente dedicado ao ensino e à arte em suas mais variadas formas. Assim pode ser definido o novo Espaço das Oficinas Culturais, da Secretaria de Cultura de Santa Cruz do Sul. Inaugurado na manhã da última quarta-feira, o ambiente está localizado na Rua Fernando Abott, 533, no centro da cidade, reúne, inicialmente, nove oficinas oferecidas completamente de graça para a comunidade.
A nova sede abriga múltiplas modalidades de oficinas culturais em um prédio alugado pela Prefeitura. O local conta com recepção e salas amplas para a realização das oficinas e de exposições. O ambiente passou por adequações e deve suprir as necessidades das nove atividades que serão ofertadas inicialmente: cerâmica, desenho, teclado, teoria musical, saxofone, violão, corais, pintura e informática.
O chefe de divisão da Secretaria de Cultura, Carlos Eduardo Cadu Pereira, explicou que reunir todas as oficinas em um mesmo local era um desejo antigo do governo. “Foi através da união de esforços dentro da Secretaria que tiramos esse sonho do papel. Tivemos o cuidado de escolher um prédio localizado bem no centro da cidade, próximo às paradas de ônibus e com grande circulação de pessoas, para que fosse de fácil acesso a toda a comunidade santa-cruzense”, salientou.
Cadu lembra que as oficinas podem ser realizadas por crianças a partir de 7 anos, como é o caso das aulas de pintura, e também são uma forma de cursos vocacionais. “A pessoa que procura a Secretaria encontra uma série de atividades que se caracterizam tanto como um hobby ou uma ocupação no tempo livre, como cursos profissionalizante e até mesmo facilitadores ao ingresso no mercado de trabalho”, observou.
O secretário municipal de Cultura, Marcelo Corá, salientou que era um dever do Poder Público oferecer um lugar como esse recém inaugurado à comunidade e aos profissionais que dedicam seu tempo para repassar conhecimentos. “É um resgate das famosas oficinas culturais. Agora sim temos um espaço adequado para que nossos instrutores de cultura possam desenvolver um trabalho com qualidade”, frisou.
A prefeita Helena Hermany (Progressistas) entende que o local pode ser considerado também como um espaço de saúde. “O mais importante é que aqui tem atividade para todas as idades. Como gestores, precisamos pensar em todos os segmentos, em toda a comunidade, e a área da cultura em especial traz muitos benefícios para a sociedade, porque faz bem para a alma, para o espírito. Aqui é um espaço de arte e cultura, mas é também de saúde”, destacou.
O município está entre os poucos da região que contam com um espaço completo e adequado para as oficinas culturais. Ao todo, são sete salas equipadas para – cinco destinadas às aulas, uma para a coordenação e uma a reuniões. Quem tiver interesse em se inscrever em qualquer das atividades do Espaço das Oficinas Culturais deve se ir ao site da Prefeitura (www.santacruz.rs.gov.br) ou entrar em contato pelo telefone (51) 3717-3674. As inscrições e aulas são 100% gratuitas e os horários disponíveis variam conforme cada modalidade.