Um mês para a inauguração da Arena marcada para o dia 8 de dezembro contra o Hamburgo da Alemanhã, adversário que o Grêmio bateu com dois do Renato na final do mundial em 1983 no Japão. Falta muita coisa pra ser feita ainda na própria Arena, mas principalmente nos arredores do estádio. A chegada dos torcedores é que está preocupando.
Mas a previsão é de que tudo esteja pelo menos mais “ajeitado” quando o dia chegar. Enquanto isso o Grêmio se preocupa em que momento vai entrar na Libertadores do ano que vem, se direto na fase de grupos, o que vai acontecer se for o vice-campeão brasileiro, ou na pré-Libertadores se conseguir a vaga se classificando de outra maneira.
Seria muito importante entrar direto na fase de grupos que começa mais tarde, não só pelo fato de poder dar umas férias completas aos jogadores, como também para não correr o risco de uma eliminação para um time provavelmente fraco, antes mesmo de começar a competição propriamente dita. Uma eliminação nesta fase seria praticamente um escândalo.
Então, o jogo contra o São Paulo domingo no Olímpico passa a ganhar importância. Faltam quatro para terminar a competição. Além de ser menos um na bonita história do Olímpico, tem todos estes detalhes da forma de classificação pra Libertadores. Que jogo esse Grêmio x São Paulo.
Chega 2013
A goleada que levou do Náutico nos Aflitos com a torcida do modesto time pernambucano gritando olé, mostra o que foi o ano, principalmente o segundo semestre dos colorados.
Com o grupo mais caro e mais cheio de grifes do país, o Internacional poucas vezes conseguiu jogar com o time ideal. Juan, D’Alessandro, Dátolo, Forlán, Dagoberto, Damião, Guiñazu, Rafael Moura…É um grupo que jamais formou um time.
As inexplicáveis lesões que teimam em não curar como as de Dagoberto, Dátolo e antes do próprio D’Alessandro, mais as convocações e os cartões, foram os maiores problemas, mas a aposta no Fernandão como treinador para comandar todo este grupo, também precisa ser destacada. O grande ídolo do Mundial ainda não estava pronto para a função.
Longe do São Paulo, sexto colocado, o torcedor colorado torce para que termine logo o ano e espera que em 2013 seja possível formar um time. E eu já adianto: a fotografia terá muitas mudanças.