A grande campeã do 1º Canto de Luz de Ijuí foi a composição “Um Mate para o Pai” com letra e música de Nilton Júnior da Silveira na interpretação de Flávio Hansen, representou Santo Antônio da Patrulha.
O festival aconteceu no final de semana passado. Por volta da meia-noite foram anunciadas as grandes campeãs. O festival em sua primeira edição parece que veio para ficar, mostrou muita organização e pontualidade. Segundo o prefeito municipal, a realização do 2º Canto de Luz está confirmada para 2013.
A composição “No sorriso das cascatas” com letra de Valdir Disconzi e música de Zulmar Benites, interpretada por Jean Kirchoff, foi premiada com o 2ª lugar. “Pátria Mãe”, classificada pela fase local recebeu o prêmio de 3º lugar, tem música de Ivanhoé Ferreira e letra Chico Roloff, interpretada por Itiberê Ourique Pereira e Nicolas Leal, representou Ijuí. A composição recebeu ainda a premiação de Música Mais Popular, indicada pelos veículos de comunicação.
Alessandro Gonçalves lança o CD “Essência”
No domingo (29/04), em Jaguarão, o compositor Alessandro Gonçalves e a cantora Maria da Conceição fizeram o lançamento do CD “Essência”. O novo trabalho do compositor apresenta canções que representam sua trajetória no circuito dos festivais nativistas, nos últimos anos. As 14 faixas de “Essência” são identificadas por uma linha musical “nativista-poética-literária” contemplando questões sociais, ambientais e históricas do RS, além de questões do cotidiano. Na obra, o autor possui diversas parcerias, dentre elas cabe o destaque para as com o irmão Martim César e o companheiro de estrada musical Paulo Timm. “Essência” possui como produtor musical, Éverson Maré, e conta com as participações especiais de Frederico Viana, Marco Aurélio Vasconcellos, Robledo Martins e Jota Martim (pai do compositor).
O show de lançamento aconteceu no Teatro do Círculo Operário, com destaque para a grande intérprete Maria da Conceição e contou ainda com presença dos músicos: Éverson Maré (violão solo), Alessandro Gonçalves (violão-base), Mano Jr (acordeón), Carlos De Césaro (baixo) e Nilton Jr (piano), além das participações especiais de Paulo Timm (violão), Robledo Martins (voz) e Jota Martim (recitado).
O compositor define o título escolhido para o seu 2º CD, intitulado “Essência” – como aquilo que constitui o ser e a natureza da alma e do coração.
Festivais do mês de maio
Segundo a comissão organizadora do festival “Um Canto para Martin Fierro”, que está sendo prorrogado desde o ano passado, a realização está confirmada para os dias 17, 18 e 19 de maio na cidade de Santana do Livramento.
Programe-se para os festivais previstos para este mês.
De 11 a 13: 23º Festival da Música Crioula – Santiago/RS
De 11 a 13: Querência do Bugio – São Francisco de Assis/RS
De 17 a 19: 12º Um Canto Para Martin Fierro – Santana do Livramento/RS
Dias 25 e 26: 22ª Tafona da Canção Nativa – Osório/RS
De 25 a 27: 27º Carijo da Canção Gaúcha – Palmeira das Missões/RS