Comemorar 113 anos do Hospital Santa Cruz é ter o privilégio de, neste cenário de pandemia, orgulhar-se de uma instituição de Saúde que realiza atendimentos via SUS, conforme preconiza a legislação, e convênios públicos e particulares. É testemunhar o esforço enorme feito para dar conta da demanda trazida pela Covid-19. Mais do que nunca, todos os recursos foram levados à exaustão. Todos os envolvidos, que fazem o cotidiano do Hospital Santa Cruz, merecem o reconhecimento das demais mantidas da Apesc, sociedade civil, pelo esforço e o trabalho dedicado, tanto no âmbito local como no regional.
A importância está explícita nos feitos e a comunidade está de parabéns por ter na cidade um hospital que nos orgulha e que, apesar de todas as dificuldades enfrentadas, torna evidente o trabalho de qualificação da assistência e dos serviços ofertados à população.
Desde 2003, quando a Apesc assumiu o Hospital Santa Cruz, mudanças aconteceram, entre elas a transformação em Hospital de Ensino, possibilitando que centenas de estudantes atuem semestralmente dentro da casa de saúde. Houve a implantação de cinco especialidades em residências médicas e a residência multiprofissional, na área da saúde, totalizando seis residências em ensino de especialização. De lá para cá focou-se na organização dos fluxos de trabalho e na capacitação constante dos colaboradores, e destaca-se a implantação do Centro de Diagnóstico e Intervenção por Imagem (CDII), que faz toda a diferença em exames e que elevou o hospital a um patamar de referência na área da cardiologia. É grandiosa a importância do Hospital Santa Cruz para a região e para a Unisc, pois o HSC é também um campo de prática que qualifica imensamente os cursos da área da saúde. Temos que destacar o Centro de Especialidades Médicas com serviços especializados em muitas áreas da medicina e a própria Unidade de Atendimento Ambulatorial do Curso de Medicina, que presta atendimentos diversos à população.
As dificuldades enfrentadas ao longo desses anos de atuação foram muitas; entretanto, no último ano, passamos por um contexto que jamais alguém imaginou viver e que modificou todas as rotinas. O HSC precisou adequar-se rapidamente e reconfigurar-se diversas vezes para atender às novas demandas que surgiram em função da Covid-19. Isso foi extremamente tenso para todos que atuam naquela casa de saúde, mas a comunidade pôde perceber ainda mais importância de poder contar com o HSC.
Anualmente, a Apesc divulga o Balanço Social no fim do mês de abril, o que permite visualizar o quanto a Apesc pôde realizar no ano anterior. Em 2020, o relatório inclui um capítulo sobre as ações desenvolvidas em função da Covid-19. Foram inúmeras atividades junto à comunidade, estendendo ciência, cooperação e solidariedade para o enfrentamento e a minimização da pandemia.
O Hospital Santa Cruz ratificou seu compromisso com a comunidade regional em prestar assistência à saúde, mesmo diante de todas as dificuldades impostas pela disseminação do coronavírus. A casa de saúde foi imprescindível para o enfrentamento à pandemia e contou com o reconhecimento da comunidade para captar recursos e prestar o melhor atendimento possível a todos. A intensa dedicação de todos os colaboradores da Instituição foi amplamente reconhecida através de depoimentos de pacientes, familiares e de inúmeras doações de alimentos, insumos e equipamentos de segurança. Todos esses incentivos e a gestão apurada, empregada de forma coerente e atenta, contribuíram para que o Hospital Santa Cruz alcançasse um resultado financeiro positivo em 2020.
Mais uma vez, a Apesc caminhou junto com a comunidade, se fez presente em todas as frentes, esteve em constante articulação com organizações governamentais e não governamentais e disponibilizou infraestrutura, recursos humanos e insumos para promover a segurança, a saúde física e mental de milhares de pessoas, contabilizando mais de 199 mil atendimentos à comunidade.
Série em três episódios marca aniversário
O Hospital Santa Cruz (HSC) comemora neste sábado, dia 22 de maio, 113 anos de serviços prestados à comunidade. Fundado em 1908, a Instituição é o principal centro de saúde do Vale do Rio Pardo, com cerca de 23 mil metros quadrados de área construída, 245 leitos, mais de 900 funcionários e um corpo clínico qualificado e em constante aperfeiçoamento composto por 247 médicos.
Mantido pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc) desde 2003, o HSC é certificado como Hospital de Ensino, estágio mais elevado que uma casa de saúde deste gênero pode atingir. Atualmente oferece cinco programas de residências médicas e o programa de residência multiprofissional em saúde, que abrange oito áreas, além de receber a cada semestre uma média de 800 estudantes de diferentes cursos da graduação, pós-graduação e cursos técnicos, qualificando a assistência à comunidade.
O HSC também é referência em Alta Complexidade em Traumatologia/Ortopedia e em Gestantes/Partos de Alto Risco, Centro de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular, Unidade de Alta Complexidade em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral e Unidade de Referência em Oftalmologia. Além disso, possui nível 3 de excelência para a UTI Adulto, que é o nível máximo que pode ser alcançado por uma UTI.
Em 2021, o aniversário de 113 anos do Hospital Santa Cruz ficará marcado pelos intensos desafios que a Instituição enfrentou neste último ano devido à pandemia do novo coronavírus. Apesar das dificuldades para encontrar alternativas e para se adaptar à nova realidade, o HSC manteve a maioria dos seus serviços e buscou qualificar o atendimento nas demais áreas, com o compromisso de não deixar a população desassistida.
“Tivemos que fazer uma reconfiguração completa, mas sem poder parar com os demais serviços do hospital”, aponta o diretor geral da Instituição, Vilmar Thomé. “Foi um ano de grandes desafios e mudanças, mas buscamos incansavelmente a formação de equipes e adaptações de estruturas para poder atender à nova demanda, tornando o Hospital uma referência também no atendimento a pacientes com Covid”, destaca.
Para comemorar os seus 113 anos, o Hospital Santa Cruz divulgou em suas redes sociais uma série em três episódios com histórias de seis funcionários da Instituição, contadas por familiares. A produção teve a parceria da Pé de Coelho Filmes e os episódios serão veiculados dia 22 de maio e em outras duas datas da próxima semana, a serem definidas.
HSC em números
De acordo com o Balanço Social e Relatório de Responsabilidade Social 2020 da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), lançado em março deste ano com dados, números e projetos desenvolvidos pelas suas quatro mantidas, o Hospital Santa Cruz teve, ao longo do último ano, 125.648 atendimentos ambulatoriais e 10.185 internações. Também foram feitos 11.398 procedimentos cirúrgicos e 1.978 partos.
Outros números chamam a atenção no Hospital. Por exemplo, as 288.767 refeições servidas ao longo de 2020, que movimentaram mais de R$ 1 milhão na indústria alimentícia da região. A lavanderia da casa de saúde também é destaque, processando cerca de 500 toneladas de roupas durante o último ano. Esses e outros números do HSC, além de todos os projetos, programas, capacitações, cursos, eventos, entre outras ações desenvolvidas pelas quatro mantidas da Apesc em 2020 podem ser conferidos no Balanço Social e Relatório de Responsabilidade Social da entidade, por meio do link http://apesc.net.br/balanco2020.