Início Especiais Um campo de girassóis como fonte de renda

Um campo de girassóis como fonte de renda

Ana Souza
[email protected]

Na ficção existe uma frase que diz: “Siga o arco-íris e encontrarás, ao final deste, um pote de ouro”. Mas há outra que traduz uma realidade: “Siga os girassóis e encontrarás o sinônimo de felicidade, pois a planta traz a cor do sol, cresce e floresce seguindo o astro-rei”. Foi nesta realidade que Mateus Umann encontrou uma fonte de trabalho. Há bastante tempo ele exerce atividades ligadas à agricultura, com plantio de soja, milho e arroz. Este ano acrescentou mais uma variedade: girassóis.


Quem não se inspira nos flashes ao ver uma plantação vasta com a flor do Sol? O amarelo e a exuberância da planta chamam a atenção de longe, proporcionando uma beleza incrível. Mateus conta como o cultivo começou. “Plantamos após a safra do milho, tendo como principal objetivo o de fazer uma rotação de culturas, para melhoramento do solo, como alternativa para a severa seca que estávamos enfrentando, pois o girassol é muito tolerante à falta de chuva e ao excesso de calor. É uma planta de simples cultivo, porém muito sensível a fungos, tendo que ter cuidados redobrados nessa parte. É sensível ao excesso de chuva e umidade. O ideal seria um tempo mais seco e quente do que o de agora, por exemplo”, explica.


Da propriedade de 45 hectares, em Rincão del Rey, Rio Pardo, 33 hectares estão cultivados com girassol. “A floração varia dependendo do clima, mas ocorre na média de dez a 15 dias. Após a polinização dos grãos, a flor começa a pesar e virar para baixo. A variedade cultivada é uma só, específica para grãos. A comercialização dos grãos vai para fora da região, para o oeste do Estado. Aqui as empresas e cooperativas não têm recebimento de girassol, pois a produção na região é muito pequena”, observa Mateus.

A flor que gira com o Sol

Uma flor que chama a atenção e faz a diferença no jardim ou na decoração. Os girassóis se destacam pela tom de amarelo e pelo formato exuberante. Além de ser um ótimo presente, é uma alternativa para a jardinagem, sendo muito utilizado no paisagismo e na decoração de ambientes. Por isso se torna uma fonte de renda para quem o cultiva.


As sementes são utilizadas na produção de óleo de cozinha e também para a fabricação de biodiesel, lubrificantes e sabonetes, e servem como alimento para pássaros. O caule contém uma fibra que pode ser aplicada na fabricação de papel e as folhas são utilizadas como diurético, antigripal e expectorante. O girassol também é empregado em cuidados estomacais, pulmonares, garganta e dor de cabeça. Seu uso também pode diminuir febres intermitentes, úlceras, cicatrizar feridas, amenizar contusões e escoriações. A flor também atua como tônico estimulante, principalmente para o apetite das crianças.


Registros da história revelam que os templos astecas eram decorados com girassóis e as sacerdotisas coroadas com as flores. Os maias faziam um extrato de pétalas indicado como afrodisíaco. No México, as pétalas são refogadas em óleo e, depois de consumidas, geram felicidade. No Brasil, acredita-se que colocar as sementes ao Sol promove a cura da infertilidade.


O girassol é uma planta originária da América do Norte, cujo o nome científico é Helianthus annus. No sentido figurado, podemos fazer referência à flor como símbolo da felicidade. A cor amarela ou os tons laranja das pétalas representam calor, lealdade, vitalidade e entusiasmo, ou seja, tudo que faz nexo com a energia solar.