Durante todo o ano passado, Santa Cruz do Sul recebeu 2,7 milhões de visitantes, sendo considerado o décimo destino com a maior quantidade de fluxo de turismo no Rio Grande do Sul. O dado pertence a um estudo desenvolvido pela operadora de telefonia Vivo para o Sebrae-RS e a Secretaria Estadual de Turismo (Setur). A estatística do relatório “Fluxo do Turismo no RS”, foi apresentada pela Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), durante a reunião mensal, realizada no mês passado em Vale Verde.
Segundo o presidente da Aturvarp, Djalmar Ernani Marquardt, esta foi a segunda vez que a pesquisa foi realizada. A primeira edição, feita em 2019, não listava Santa Cruz do Sul entre os 10 destinos mais frequentados por visitantes (veja tabela abaixo). “Esta classificação mostra como o segmento do turismo é importante para nossa economia, pois durante o último ano, foram quase três milhões de visitantes, pessoas de outras cidades, que por algum motivo vieram para Santa Cruz do Sul”, destaca.
O presidente aponta ainda a importância do dado, para quantificar o volume de pessoas que vêm à região e aqui consomem, utilizam serviços e movimentam todo o segmento econômico local. “Por isso que precisamos estar sempre atuando na qualificação, criação e melhoramento de serviços voltados para o turismo e a recepção de visitantes”, reforça.
O encontro mensal da Aturvarp ocorreu na propriedade Sabores da Colônia, localizada no interior do município de Vale Verde. A ação também integra outra parceria do Sebrae-RS com a Aturvarp, na área do desenvolvimento do Turismo Rural. Está em andamento o Programa Qualifica Turismo Vale do Rio Pardo. No último mês, foi realizada a etapa com o tema “Finanças”, em parceria com o Sicredi Vale do Rio Pardo.
Além da apresentação do relatório, Marquardt mostrou aos representantes dos 13 municípios participantes a prestação de contas do segundo trimestre de 2023 da Aturvarp, assim como outras programações em andamento, como o Bicentenário da Imigração Alemã no RS e o lançamento do Geoparque Vale do Rio Pardo. O próximo encontro da entidade está programado para o dia 25 de agosto, no município de Rio Pardo, em um empreendimento turístico ainda a ser definido.
Fluxo Turístico no RS
Segundo o analista de Articulação de Projetos do Sebrae Vales do Taquari e Rio Pardo, Diego Zenkner, a Vivo, que detém 47% da operação de telefonia móvel no Rio Grande do Sul foi contratado pelo Sebrae-RS para realizar a pesquisa. “Com quase metade da operação, a Vivo tem condições de chegar ao número real de visitantes, por meio da amostra coletada a partir da sua atuação no Estado”, explica. A pesquisa, conforme o analista do Sebrae, contabilizou visitas realizadas por pessoas que percorreram, no mínimo, 70 quilômetros de distância nos deslocamentos e que permaneceram no mínimo quatro horas no município.
Zenkner diz ainda que a quantidade (2.793.164 visitantes) contabiliza todas as visitas feitas durante o ano. “Pode ser que uma mesma pessoa tenha ido várias vezes ao município e todas estas vezes foram contabilizadas”, esclarece. Conforme o Fluxo Turístico no RS, foram contabilizadas 692.131 pessoas diferentes que realizaram estas 2,7 milhões de visitas em Santa Cruz do Sul no ano de 2022. (Fonte: Sebrae)
Saiba mais
- 82,45% dos turistas vêm dos três Estados da Região Sul, 9,4% são da Região Sudeste e 4,88% são do Região Centro-Oeste;
- 62,79% dos turistas são do próprio Estado e 13,48% são oriundos de Santa Catarina;
- 36% dos turistas vêm de dez cidades do RS;
- 28% dos turistas de outros Estados visitam mais de três cidades gaúchas em um dia;
- 76% permanecem de 1 a 3 dias em seus destinos.
As dez cidades com maior volume total de turistas no RS
Porto Alegre – 13.569.903
Gramado – 8.603.83
Rio Grande – 6.482.442
Caxias do Sul – 5.844.911
Santa Maria – 5.382.118
Torres – 4.511.632
Pelotas – 4.402.823
Passo Fundo – 4.105.181
Bento Gonçalves – 3.709.245
Santa Cruz do Sul – 2.793.164