A Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp) retoma suas reuniões mensais nesta terça-feira, 18, no encontro programado para ocorrer no Café na Colônia, da localidade de Monte Alegre, no interior de General Câmara. A ação mensal, suspensa durante o último mês de maio, em decorrência das enchentes que castigaram o Rio Grande do Sul retoma com a missão de elencar alternativas para a retomada do turismo nos locais atingidos durante os eventos climáticos.
De acordo com o presidente da associação, Djalmar Ernani Marquardt, a intenção é discutir com membros da diretoria e associados da entidade, as estratégias propostas pelo governo do Estado e União, com objetivo de auxiliar o setor fortemente impactado pelos efeitos do clima. “Vivemos uma situação até então incomum, que atrapalhou muitos negócios, cancelando e adiando eventos e atingindo de forma direta empreendimentos turísticos de toda a região. Agora precisamos criar um movimento para a reação e retomada do turismo nas nossas comunidades”, destaca.
Marquardt revela que a pauta do encontro também deverá pontuar indicadores das pesquisas feitas pela Aturvarp e pela Associação Pró-Turismo de Santa Cruz do Sul (Aprótur), acerca dos efeitos das cheias nos empreendimentos turísticos da região. “Estamos também com informações da Secretaria Estadual do Turismo, e a partir disso, queremos entender mais sobre as medidas emergenciais propostas para o segmento, assim como quais são os planos do governo para o setor”, comenta o presidente.
O encontro deverá tratar também de outros temas da Aturvarp, como a implementação do Geoparque Regional e a elaboração de projetos regionais na área de turismo. “Também devemos tocar em pontos positivos, como a realização de eventos nos quais iremos participar. A Feira da Produção de Vera Cruz e a 9ª edição da Construarte e Multifeira, de Santa Cruz do Sul, são exemplos desta retomada que é necessária e precisa de toda a força neste momento”, complementa o presidente.