Início Política Trajetória influenciou na escolha dos candidatos

Trajetória influenciou na escolha dos candidatos

Fotos Luana Ciecelski

O prefeito Telmo Kirst votou, por volta das 11 horas, no seção 249 da 40ª zona eleitoral, no ginásio do Corinthians, centro de Santa Cruz

Luana Ciecelski
[email protected]

Na hora de escolher em quem votar para presidente, governador, senador, deputado estadual e federal, os santa-cruzenses levaram em conta principalmente a trajetória dos candidatos. Já na escolha dos deputados, os eleitores da Santa Cruz, em sua maioria deram preferência a candidatos da região.
Foi o que aconteceu com Flávio Wartchow, de 66 anos. Ele foi até sua seção na escola Ernesto Alves, na manhã de ontem, 5 de outubro, e votou para presidente, governador e senador tendo como base a história dos candidatos, mas também seus comportamentos durante os debates e durante a campanha em geral. Na escolha dos deputados, não foi diferente, no entanto, suas preferência foram pessoas da região. “Não faz sentindo votar em alguém de fora, porque são as pessoas daqui que trarão o que a gente precisa. No entanto, acho que nós tínhamos poucas opções boas”, justificou ele.
Ser um candidato daqui também foi um quesito fundamental para Celia Maria Geller, de 62 anos, que foi até a Universidade de Santa Cruz votar nesse domingo. No entanto, ela afirmou que não só a história, mas as propostas feitas por cada um deles foram decisivas. “Eu ouvi muito bem as propostas feitas pelos candidatos, e escolhi os que achei melhores. Quero políticos melhores, quero que a política mude, não pode continuar assim como está”, exprimiu ela.
Já para Karina Mohr, de 32 anos que também votou no ginásio da Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira, o mais importante na hora da escolha, não foi a origem do candidato, mas a competência. “Todos os candidatos que eu escolhi, escolhi por sua trajetória e pelo que já fizeram ou estão fazendo na política, independente de serem daqui ou não”, relatou ela.

A votação foi tranquila

O processo de votação durante todo o dia de ontem, pode ser considerado tranquilo nas duas zonas com sede no município – a 40ª zona eleitoral e a 162ª zona -, segundo o Cartório Eleitoral de Santa Cruz do Sul. Das 394 urnas eletrônicas utilizadas na cidade e no interior, apenas uma teve que ser substituída, e nenhuma denúncia de crime eleitoral foi feita dentro do horário de votação.
A substituição do equipamento aconteceu em Linha Pinheiral, por volta das 10 horas de ontem. Uma equipe, conhecida por S.O.S Urnas se dirigiu até o local e resolveu o problema em poucos minutos. Segundo o coordenador do cartório da 162º zona, Luiz Clóvis Costa, houve alguns outros defeitos pequenos, mas todos foram solucionados em poucos minutos.
No total, foram 82.744 votos computados em Santa Cruz do Sul. Entre eles, o voto do Prefeito Telmo Kirst e da primeira dama Tereza Sperb Kirst. Eles chegaram juntos na manhã de ontem, por volta das 11 horas, no ginásio do Corinthians, na rua Marechal Floriano, onde estavam instaladas quatro seções da 40ª zona eleitoral, e votaram na seção 249. A apuração no município foi concluída por volta das 19h30 e registrou 75.533 votos válidos, 3.411 votos nulos e 3.800 brancos.