Uma marcante sessão solene foi realizada em homenagem à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), promovida pela Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul na noite de segunda-feira, dia 30 de setembro. A proposição foi do vereador Edson Azeredo.
A sessão foi conduzida pelo presidente em exercício Jair Eich, tendo a mesa ainda composta pelo secretário Raul Fritsch; a presidente da Apae, Maribel Dockhorn; o vice-presidente João Pedro Pires; a 1ª diretora financeira Gerta Henn; a 2ª diretora financeira Ana Rauber; a 1ª secretária, Ani Simon; a fisioterapeuta da entidade, Marina Halmenschlager; a diretora Roseli Frey; e a filha da fundadora Elisa Gil Borowsky, Elusa Morsch.
Fundada em novembro de 1963, a Apae oferece gratuitamente serviços especializados nas áreas de assistência social, educação, e saúde para Santa Cruz do Sul e ainda, municípios da região, como Vera Cruz, Herveiras, Sinimbu e Vale do Sol.
“Atualmente são 520 pessoas entre crianças, jovens e adultos, que tem na entidade um importante referencial para conquista de respeito, dignidade e reconhecimento pessoal, projetando sempre a perspectiva de inclusão social através da educação, colocação no mercado formal de trabalho e na busca dos direitos básicos da pessoa com deficiência”, observa o vereador Edson Azeredo.
A instituição mantém estrutura diferenciada na atenção à pessoa com deficiência intelectual ou múltipla. A clínica oferece serviços especializados de fisioterapia, psicologia, neurologia, serviço social, terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutrição e estimulação precoce.
Na área educacional, na escola de educação especial interativa, os alunos, além de receberem a escolarização inicial, são assistidos por inúmeros projetos multidisciplinares como música, dança, esportes e educação ambiental.
Na área de recursos humanos a entidade conta com 68 profissionais, entre professores, técnicos, servidores administrativos e operacionais, plenamente capacitados para suprir as exigências definidas pela causa e missão da instituição.
“A Apae também realiza inúmeros eventos e ações junto à comunidade, com o propósito de manter os serviços e projetos ou ainda, incrementar atividades, que diretamente beneficiem as pessoas com deficiência intelectual ou múltipla de todas as idades”, cita. Estas ações de responsabilidade social, segundo o vereador Edson Azeredo, são lideradas e executadas por voluntários que integram a diretoria, conselhos de administração e fiscal, somados a dezenas de pessoas abnegadas e empresas parceiras da entidade.
A missão da Apae é promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria de qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.
A presidente da entidade, Maribel Dockhorn, destacou a importância da atuação da entidade para a sociedade e o significativo trabalho voluntário realizado por diversas pessoas da comunidade. “Durante os 60 anos uma série de pessoas dedicaram um pouco do seu tempo para construir esta grande entidade, que presta um serviço essencial para a nossa comunidade”, observou.
Trajetória | Apae recebe homenagem da Câmara pelos seus 60 anos
Entidade oferece gratuitamente serviços especializados nas áreas de assistência social, educação e saúde