Início Sem categoria Tradicionalismo: Prendas da 5ª RT buscam títulos

Tradicionalismo: Prendas da 5ª RT buscam títulos

Alyne Motta
[email protected]

Maio chegou e com ele a busca de um sonho. Assim é pra diversas prendas regionais, que dedicaram um ano todo de preparação para participarem da fase estadual da 43ª Ciranda Cultural de Prendas, que acontece desde quinta-feira, 16 de maio, até hoje, 18, em Santana do Livramento.
Depois de 32 anos sem realizar um concurso estadual na fronteira (a última conquista foi em 1980, com Mariângela Rosa Pontes, de Caçapava do Sul), Raquel Pinheiro, do CTG Fronteira Aberta, levou para a 18ª Região o direito de realizar o concurso em seu território.
Ao todo, 69 meninas disputam as nove faixas na categoria Adulta, Juvenil e Mirim e o título de Prendas do Rio Grande do Sul, representantes máximas da cultura e beleza da mulher gaúcha. São 20 concorrentes na categoria adulta, 25 prendas na modalidade juvenil e 24 concorrendo na categoria mirim.
A programação iniciou na quinta-feira, 16, com a recepção às concorrentes. Na manhã de sexta-feira foi realizada a prova escrita, e na parte da tarde, as apresentações da mostra folclórica. O dia de hoje fica destinado às provas artísticas e orais, culminando com o fandango oficial e divulgação dos resultados.

Divulgação/RJ

Camilla disputa, com outras 24 meninas, o título de Prenda Juvenil do RS.
A busca pelo título de Prenda Mirim do RS está com Sindyane e outras 23 meninas

A 5ª Região Tradicionalista (RT), com sede em Santa Cruz do Sul, tem duas representantes no concurso. Camilla Eidt Schiedeck disputa a categoria Juvenil e Sindyane Machado de Souza na categoria Mirim. As duas representam o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Carreteiros da Saudade, de Pântano Grande.

ESTATÍSTICAS E COINCIDÊNCIAS
Várias coincidências rondaram a fase estadual da 42ª Ciranda de Prendas, realizada na cidade de Passo Fundo, em 2012. A 1ª Prenda Mirim do RS, Luana Raquel Wojciehowski, veio do mesmo CTG da Prenda que conquistou o estado em 1980, o CTG Família Nativista, de Caçapava do Sul.
Já Raquel Pinheiro foi Prenda Juvenil do RS no ano de 2007/2008, mesmo ano em que Murilo Andrade, Peão Farroupilha do RS 2012/2013, foi Guri Destaque Campeiro do estado. A 2ª Prenda Mirim 2009/2010, Amalia Pletsch, do CTG Gaudério Serrano, 11ªRT, 2 anos depois, conquistou o título de 1ª Prenda Juvenil do RS.
O jornal Eco da Tradição fez um levantamento dos títulos de 1ª Prendas do RS. Com 6 títulos está a 1ª RT, seguido da 5ª RT, 9ª RT e 18ª RT com quatro títulos. Com 3 títulos vem a 6ª RT, 7ª RT, 12ª RT e 13ª RT. Com 2 títulos está a 23ª RT e com apenas um título a 3ª RT, 4ª RT, 8ª RT, 10ª RT, 14ª RT, 15ª RT, 16ª RT, 21ª RT, 26ª RT e 30ª RT.