Fabrício Goulart
[email protected]
Mais de 4,5 mil pessoas vindas das 30 Regiões Tradicionalistas do Rio Grande do Sul participaram, nos dias 24, 25 e 26 de novembro, da 36ª edição do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), em Santa Cruz do Sul. O encerramento foi realizado no domingo à noite, no Ginásio Poliesportivo Arnão. O grande vencedor, na aguardada e celebrada categoria de Danças Tradicionais, foi o Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Poncho Verde, de Panambi, da 9ª Região Tradicionalista. A entidade se destacou na Força A e recebeu a melhor pontuação entre 21 finalistas – um grupo foi incluído na finalíssima através de um recurso.
O DTG levou ao tablado uma temática envolvendo “Os homens de preto” – os tropeiros – e “O boi é bicho, mas tem alma sob o couro”, uma referência às músicas “Os homens de preto”, de autoria de Paulo Ruschel, e “Poncho Molhado”, de José Hilário Retamozo e Ewerton Ferreira. Na leitura apresentada, enquanto os tropeiros levam os animais ao abate, começam a perceber que eles possuem alma. Dentre os adereços utilizados, chamaram a atenção os crânios de bois carregados por peões e prendas – uma performance emblemática.
O patrão da entidade, Gilmar Kuhn, destacou a quebra da hegemonia de mais de dez anos em que o primeiro lugar era dividido pelos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) Aldeia dos Anjos, Rancho da Saudade, Tiarayú e Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Piá do Sul. “É o resultado de muito trabalho e dedicação. Foram muitos anos até chegarmos a esse momento. É uma sensação incrível e inexplicável”, disse. A história do Pocho Verde começou junto a um colégio – a Escola Estadual de Educação Básica Poncho Verde – e essa foi a primeira vez que a entidade venceu o Enart.
Na força B, o vencedor foi o CTG Querência da Serra, de Cruz Alta, também da 9ª Região Tradicionalista. Segundo uma das coordenadoras da Invernada Adulta, Viviane Corrêa da Silva, a entidade estava já há alguns anos sem participar do Enart. Durante a pandemia de Covid-19, que teve início em 2020, o CTG começou a pensar em retornar aos tablados, quando possível. “Nosso planejamento foi voltado para que ficássemos entre os dez primeiros, no ano de 2022, e conseguimos, cantando e dançando a vida e a obra do imortal Érico Veríssimo”, afirmou.
No último final de semana, o CTG levou ao tablado temática ligada à Romaria Diocesana ao Santuário Nossa Senhora de Fátima. “A emoção se fez presente desde o início. A invernada teve uma conexão quase inexplicável com as músicas e com a coreografia. Ao pisarmos no novo tablado do Enart, Força B, sentimos algo diferente”, garantiu.
Segundo a coordenadora, a emoção de Santa Cruz do Sul se seguiu na segunda-feira, com a Invernada Adulta desfilando em um caminhão do Corpo dos Bombeiros pelas ruas de Cruz Alta. “Andamos pela cidade e muitas pessoas vieram com um brilho nos parabenizar e dizerem o quanto orgulhosas estavam por termos conquistado algo tão importante”, celebrou.
“A cara do Enart”
Em seu pronunciamento, antes da divulgação dos resultados, a presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Ilva Goulart, resumiu em uma frase o sucesso da edição. “Santa Cruz é a cara do Enart”, frisou, sob aplausos do público presente. Goulart também agradeceu a prefeita Helena Hermany e os demais secretários, que se empenharam para deixar o parque em condições para a realização do evento.
Os parabéns pela estrutura também foram feitos pela vice-presidente artística do MTG, Madeline Zancanaro, em entrevista ao Riovale Jornal. “Avaliamos positivamente a infraestrutura oferecida pelo município, as novas instalações da Força B e a modalidade de Dança Gaúcha de Salão para pessoa com deficiência”, disse. Segundo Madeline, o desempenho foi de alto nível em todas as modalidades e as equipes técnicas de avaliadores tiveram bastante trabalho: “O maior festival da América Latina de artistas amadores tem nível e desempenho profissional.”
Vencedores das Danças Tradicionais
Força A
1º lugar: DTG Poncho Verde — Panambi — 9ª RT
2º lugar: PTG Bocal de Prata — Osório — 23ª RT
3º lugar: CTG Ronda Charrua — Farroupilha — 25ª RT
4º lugar: CTG Sentinelas do Pago — Marau — 7ª RT
5º lugar: CTG Tiarayú — Porto Alegre — 1ª RT
Força B
1º lugar: CTG Querência da Serra — Cruz Alta — 9ªRT
2º lugar: CTG Estância Velha da Tradição — Santana do Livramento — 18ªRT
3º lugar: DTG Noel Guarany — Santa Maria — 13ªRT
4º lugar: Os Desgarrados — Guaporé — 11ª RT
5º lugar: CTG Vinte de Setembro — Santo Ângelo — 3ªRT