Início Sem categoria Tradicionalismo: Curumim de Galpão tem primeira edição

Tradicionalismo: Curumim de Galpão tem primeira edição

Alyne Motta – [email protected]

A quinta-feira, 1º de novembro, foi especial para crianças da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vovô Arlindo. O motivo foi que elas puderam ter um contato mais próximo com o tradicionalismo através do projeto Curumim de Galpão, desenvolvido pelas Prendinhas da 5ª Região Tradicionalista (RT).
Desde a manhã até a metade da tarde, os alunos participaram de atividades lúdicas, brincadeiras folclóricas e outras tantas atividades desenvolvidas na sede do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Rincão da Alegria, em Santa Cruz do Sul, mostrando que o tradicionalismo vai muito além da Semana Farroupilha.

Divulgação/RJ

Contação de histórias foi uma das atividades com as crianças

INCENTIVO AOS PEQUENOS   
Conforme a diretora de Cultura da 5ª RT, Carmem Lúcia da Silva Cezar, a iniciativa é uma forma de incentivar as Prendinhas. “Sempre o foco acaba em cima das prendas que concorrem à Prenda do Rio Grande do Sul e as pequenas acabam ficando de lado”, explica.

Divulgação/RJ

Os organizadores do Curumim de Galpão e as crianças participantes

Como forma de mostrar a importância que elas têm na gestão regional, a 5ª RT, junto com as Prendinhas e entidades, desenvolveram o Curumim de Galpão. “É fundamental incentivar os pequenos, que serão o futuro do tradicionalismo”, afirmou Leandro da Silva, patrão do CTG Rincão da Alegria.
O evento foi realizado por Luiza da Silveira, 1ª Prendinha da 5ª RT, Julia Marion, 3ª Prendinha da 5ª RT, com o auxílio de Isadora Oliveira, 1ª Prendinha do CTG Lanceiros de Santa Cruz, Juliana Kunzel, 2ª Prenda Mirim do CTG Tropeiros da Lealdade e Carolina dos Reis, 2ª Prenda Juvenil do CTG Tropeiros da Lealdade.

Alyne Motta

As Prendinhas da 5ª RT, Luiza e Julia, realizadoras do projeto

“Gostei muito de realizar o evento e mostrar a nossa cultura para as crianças que não participam de CTG”, comentou a prendinha Luiza Silveira. Canto, declamação e contação de histórias fizeram parte das atividades, que receberam patrocínio de diversas entidades e do Rotary Clube Avenida.