Lucca Herzog
[email protected]
A 5ª Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho comemorará, por muito tempo, as conquistas de sua equipe de laço no 20º Rodeio Crioulo Nacional de Campeões. Foi uma disputa inédita da 5ª RT, que classificou o grupo pela 33ª Festa Campeira do RS (Fecars), realizada em Santa Cruz do Sul em março deste ano, da qual se sagrou a grande campeã.
Realizado a cada dois anos pela Confederação Brasileira de Tradições Gaúchas (CBTG), o Rodeio Crioulo Nacional abrangeu também, em paralelo, o 15º Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (Fenart) e os 10º Jogos Tradicionalistas. As disputas ocorreram em Irati, no Paraná, entre os dias 20 e 23 deste mês, e estiveram presentes oito regiões tradicionalistas gaúchas.
A 5ª Região levou 15 representantes em sete modalidades. Emanuelly e Ysabelly Barbosa, competidoras no laço irmão, foram destaque, conquistando o primeiro lugar da categoria. “Fomos com muita expectativa”, comentou a presidente da 5ª Região, Marisa Rossa. “Sabíamos da dificuldade que enfrentaríamos lá, e nós tivemos uma disputa muito acirrada pelo terceiro lugar. Além dessa equipe de laçadores, levamos mais cinco competidores, em modalidades individuais, e todos trouxeram prêmios.”
Nicolas Baierle, um dos competidores premiados, também ressaltou a conquista. “O chegar em si, lá no rodeio, já foi um grande feito para nós. E aqui, na Fecars, fizemos história. Isso não tem como tirar de nós”, celebrou.