Everson Boeck
[email protected]
Este ano o Rio Grande do Sul comemora 190 anos de Colonização Alemã e Santa Cruz do Sul celebra os 165 anos da chegada dos primeiros alemães ao município. Para marcar estes importantes eventos, a professora Lissi Bender, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), está desenvolvendo, através do Departamento de Letras e integrado ao Programa Terceira Idade na Unisc, o projeto “Cultivar idioma, vivenciar cultura”.
Conforme a idealizadora, a iniciativa segue dois enfoques. Um deles é o “Stammtisch Deutsch”, são encontros de conversação em língua alemã a partir de temas pré-definidos por meio de sugestões de participantes dessas reuniões, as quais vêm ocorrendo mensalmente. “O tema escolhido é abordado para fins de conversação. Contribuem para cada apresentação que ocorre em forma de Power Point, poesias, cantos, documentários, filmes, entre outros materiais de apoio”, exemplifica Lissi.
O segundo enfoque do projeto diz respeito à gastronomia germânica. Denominado “O passado e o presente através de sabores”. Para esta iniciativa os participantes, e todos aqueles que desejarem participar, podem contribuir com receitas de sua família, de seus antepassados, acompanhados de comentários sobre o familiar ou o prato, ou de pequenas histórias do familiar ou sobre o prato, para emoldurar culturalmente cada receita. “Quem participa com receita apresenta também um pouco sobre a vida do antepassado de quem tem a receita, sobre os momentos em que faziam ou fazem parte da mesa familiar. Pode-se participar também com receitas festivas ofertadas a eventos comunitários e falar um pouco como eram essas festas”, explica. Os resultados desse levantamento de receitas e molduras culturais deverão ser compilados em um livro com o registro de cada participante. Quem deseja participar pode entrar em contato com a professora pelo mail: [email protected]
Os encontros de conversação são gratuitos, abertos ao público e podem ser desenvolvidos fora do campus-sede da universidade, para isso basta dirigir um convite à idealizadora do projeto por e-mail ou por meio do telefone do Programa Terceira Idade na Unisc: (51) 3717-7685. As reuniões do Stammtisch Deutsch, no segundo semestre, passarão de uma para duas vezes ao mês com o objetivo de integrar também sessões de cinema e literatura.
Rastros da presença alemã em Santa Cruz – um livro em fase de publicação
A pesquisadora Lissi Bender também está finalizando outro livro, previsto para ser publicado ainda este ano. A obra será toda em alemão com grande parte trazida para o português. Intitulado “Rastros da presença alemã em Santa Cruz”, a compilação apresentará elementos do ideário alemão presente entre os falantes do idioma na região de Santa Cruz, de seu vocabulário de provérbios, cantos, orações, expressões idiomáticas, poesias, tudo fruto de pesquisas realizadas pela autora através do Departamento de Letras da Unisc. A obra recebe o apoio da Alemanha para sua realização.
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) faz parte da Comissão Executiva dos 190 anos de Imigração Alemã no Estado que foi instituída pelo governador Tarso Genro, na qual a professora Lissi Bender, junto como o professor Olgário Vogt, é representante. As iniciativas, aqui apresentadas, são contribuições da universidade para marcar esse importante evento para a história do Rio Grande do Sul.
Luana Ciecelski
Lissi Bender, idealizadora do projeto “Cultivar idioma, vivenciar cultura”