Início Geral Trabalho | Grupo Carrefour Brasil destinará vagas a mulheres vítimas de violência...

Trabalho | Grupo Carrefour Brasil destinará vagas a mulheres vítimas de violência doméstica

Convênio foi firmado com a Defensoria Pública do Rio Grande do Sul

Edivan Rosa
Assinatura aconteceu no gabinete de Antônio Flávio de Oliveira (à direita)

Um acordo firmado entre o Grupo Carrefour Brasil e a Defensoria Pública do Estado (DPE/RS) oferecerá oportunidades de trabalho para mulheres vítimas de violência doméstica que estejam recebendo apoio jurídico e psicológico da DPE/RS, em ação direta de amparo às vítimas. A assinatura aconteceu na tarde do dia 24, no gabinete do Defensor Público-Geral do RS, Antônio Flávio de Oliveira, na presença do Diretor de Relações Governamentais do Grupo Carrefour Brasil, Delcio Sandi.


Entre janeiro e julho deste ano, o Rio Grande do Sul registrou mais de 32 mil casos de violência doméstica, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP/RS). Para o chefe da Defensoria, parcerias com o setor privado são importantes para evitar esses casos, e o Grupo Carrefour, maior empregador privado do país pode contribuir de forma expressiva: “A verdadeira inclusão social e humana se faz com ações efetivas, e é isso que esse termo representa: a possibilidade para que essas mulheres vítimas de violência quebrem o ciclo e possam evoluir e melhorar as suas vidas, a vida das suas famílias e, por consequência, de toda a sociedade”, destacou.


Hoje, o Rio Grande do Sul é o segundo estado com maior número de lojas do Grupo Carrefour Brasil, atrás apenas de São Paulo: são mais de 100 lojas em 46 municípios. Essa capilaridade possibilitará o atendimento em diversas regiões do território gaúcho e permitirá a possibilidade de alteração de endereço de domicílio nos casos em que a vítima precisa se afastar do agressor por segurança.


O projeto prevê que a divulgação das vagas exclusivas para o Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem) ocorra no site oficial da empresa (https://grupocarrefourbrasil.pandape.infojobs.com.br), possibilitando ao órgão o acesso às informações necessárias referentes aos eventuais cargos que poderão ser oferecidos para as vítimas de violência doméstica e/ou familiar e de gênero — visando o êxito do compromisso firmado.

“O Grupo Carrefour Brasil está empenhado em contribuir com essa iniciativa. A inclusão e a diversidade são pautas que fazem parte da nossa cultura. Queremos dar nossa contribuição no resgate da dignidade dessas vítimas, que por medo, dependência financeira, ou por não terem para onde ir, e com o agravante de serem na maior parte das vezes responsáveis por proteger e criar os filhos, sentem-se desamparadas e sem alternativas”, declarou Delcio Sandi.


Em outra frente, foi assinado um acordo para a distribuição de cartilhas impressas, nas unidades do Grupo, com informações jurídicas para populações vulneráveis sobre seus direitos em diversas áreas, incluindo violência doméstica. O acordo também prevê a disponibilização das unidades do Grupo Carrefour no estado para a discussão do tema por meio de palestras e seminários, por exemplo, sempre com o objetivo de conscientizar as pessoas acerca dos direitos e das possibilidades de amparo judicial e social para quem precisa de ajuda.

Núcleo de Defesa da Mulher


O Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul promove a defesa dos direitos das mulheres em situação de violência doméstica e/ou familiar, com assistência jurídica, apoio psicológico e ajuizamento de ações necessárias: alimentos, divórcio, guarda, etc. Também realiza requerimento de medida protetiva de urgência previstas da Lei Maria da Penha (Lei n° 11.340/06) e encaminha para a rede de proteção existente no município.


Para a dirigente do Nudem, Liseane Hartmann, a parceria firmada no agosto lilás, mês de combate à violência doméstica, e nos 17 anos da Lei Maria da Penha, é de extrema importância. “Nós sabemos que a questão da dependência financeira é o segundo maior motivo que faz com que as mulheres não consigam romper esse ciclo. Esse convênio é muito relevante para a construção da possibilidade de trabalho, onde as mulheres possam ter autonomia financeira e viver com os seus filhos. Ter uma possibilidade de futuro poderá servir de incentivo para que as vítimas façam a denúncia e o registro de ocorrência”, reforça a defensora.


Outro ponto considerado por Lisiane é que o RS tem poucas casas de abrigo para mulheres vítimas de violência. Nesse sentido o fato de o Grupo Carrefour ter unidades em todas as regiões do Estado poderá servir de apoio (ao fornecer a ocupação) à possível mudança de endereço das vítimas, para que fiquem afastadas do ofensor nos casos que é observada esta pertinência.

Convênio


Entre as prerrogativas da DPE/RS está colaborar para políticas públicas que visem coibir a violência doméstica e familiar por meio da celebração de convênios, entre outros instrumentos que colaborem para a promoção de programas de erradicação da violência doméstica e familiar contra a mulher. Essas iniciativas buscam diminuir a desigualdade, promovendo a vida em sociedade e possibilitando a geração de renda para as vítimas, como estratégia para que seja rompido o ciclo das agressões.


O termo de cooperação com o Grupo Carrefour Brasil terá a duração de 12 meses, sendo possível a prorrogação por até 60 meses. Entre os presentes na assinatura estavam o Diretor de Relações Governamentais do Grupo Carrefour Brasil, Delcio Sandi; o Defensor Público-Geral do RS, Antônio Flávio de Oliveira; o Subdefensor Público-Geral do Estado para Assuntos Jurídicos, Alexandre Brandão Rodrigues; e a dirigente do Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem), Liseane Hartmann.

Sobre o Grupo Carrefour Brasil

Há 47 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder do varejo alimentar. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e Cash & Carry, o clube de compras com o Sam’s Club, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro, Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço), Sam´s Club (Clube de compras), TodoDia (supermercado de descontos), Bom Preço e Nacional (supermercados), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange mais de mil pontos de vendas. Maior empregadora privada do país, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Clique aqui e conheça mais sobre o Grupo.