Início Economia Trabalhadores do Tabaco: Stifa inicia pré-negociação para datas-bases

Trabalhadores do Tabaco: Stifa inicia pré-negociação para datas-bases

Visitas às indústrias estão sendo realizadas para o primeiro contato da categoria

Divulgação/Nascimento MKT
Processo antecede as assembleias com trabalhadores para definição da pauta anual

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Stifa) prepara as negociações anuais da categoria tabaco. Diretores da entidade estão percorrendo as empresas cujas datas-bases ocorrem em novembro de dezembro, para depois disso definir as assembleias dos trabalhadores. A intenção é concluir o processo até esta sexta-feira, dia 7.


O presidente do Stifa, Gualter Baptista Júnior, explica que a entidade formula uma pré-pauta de reivindicação. “Além da análise das perdas geradas por conta da inflação, são analisados todos os outros fatores que correspondem aos rendimentos do trabalhador. Com base nisto, será construída então a primeira proposta para ser discutida entre as empresas e categorias”, comenta.


Baptista Júnior ressalta que a direção do Stifa tem concentrado esforços para elaborar essa pré-pauta dos trabalhadores. Em novembro, a data-base é para os funcionários da BAT Brasil e da JTI. “No mês de dezembro, são todas as demais empresas do segmento, exceto a Philip Morris Brasil, cujo ponto para o reajuste anual é janeiro”, diferencia o presidente, ao explicar que, após concluída essa etapa, será criada uma pauta unificada que passará a nortear as rodadas de negociação entre empresas e sindicato.


Durante a semana passada, foram realizados vários encontros entre diretores do Stifa e das indústrias. Nesta semana, a expectativa é concluir o processo na sexta-feira. “Este formato de negociação que prioriza o diálogo e as boas relações entre trabalhadores e indústria faz parte do moderno modelo de gestão do novo Stifa, no qual a figura do Sindicato caminha ao lado, em parceria, de todos os elos da cadeia produtiva. Esta é, para nós, uma gestão com foco no resultado, que coloca o modelo Sindical na vanguarda”, define Gualter.

Assembleias

Passado o momento de pré-negociação, as rodadas de reuniões entre as empresas e o Sindicato será o próximo passo, rumo à conclusão das tratativas coletivas do tabaco para 2022. “Seguindo, iremos formatar e marcar então as assembleias com a categoria. Por conta da pandemia, nos últimos dois anos, este processo foi realizado de forma diferenciada. Ainda estamos avaliando qual será, de fato, a melhor maneira de realizar esta etapa com nossos trabalhadores”, pondera o presidente.


Além do movimento pré-negociação anual com os trabalhadores, o Sindicato vem realizando o evento “Stifa na Indústria”, tornando ainda mais próxima a relação da entidade com os seus representados. Já receberam a visita, os funcionários de BAT Brasil, Universal Leaf, JTI, Philip Morris Brasil, Premium Tabacos e ATC. “Seguimos com esta agenda positiva, para que todos conheçam o novo Stifa ‘e entendam esta mudança estrutural e gerencial de nossa Entidade. Nossa vocação é levar cidadania e cuidado ao trabalhador, e por meio desta agenda de visitas, apresentamos a todos os trabalhadores esta nova visão de Sindicato que implementamos no Stifa”, define.