Diego Dettenborn – [email protected]
O Projeto Cestinha/Sesi/Unisc prestou mais uma homenagem ao ex-atleta Crystian dos Santos. Foi realizado no último sábado, dia 10, no Ginásio Pedagógico da Unisc, o 4º Torneio Cestinha/Sesi/Unisc Crystian S. dos Santos de Minibasquete. A competição iniciou pela manhã e contou com a presença de familiares e convidados. “Ele adorava o basquete e tinha como ídolo LeBlon James do Miami Heat da Liga Americana de Basquetebol (NBA)”, lembrou o pai de Crystian, Silvio Gonçalves dos Santos. O atleta faleceu em quadra no ano de 2007, na ocasião com dez anos, quando defendia as cores do projeto.
Para o coordenador do Projeto Cestinha, professor Gilmar Weis, além da homenagem ao ex-atleta, o torneio teve como objetivos subjacentes desenvolver e aprimorar valores inerentes à competição, “tais como a amizade, o respeito, o espírito de equipe e, principalmente, a alegria expressada através do sorriso, marca constante na fisionomia do eterno campeão, nosso homenageado”, frisou.
Esse é o maior evento de Minibasquete realizado no Estado. Estiveram em quadra 120 atletas, sendo 38 representantes do Grêmio Náutico União de Porto Alegre, do Ceat/Bira de Lajeado, e do Flyboys de Candelária, além de 82 atletas pertencentes aos diferentes pontos de treinamento de Santa Cruz, Vera Cruz e Venâncio Aires. O número expressivo é garantia de bons jogadores para representar as equipes federadas nos Campeonatos Estaduais, Sul-Americano e Torneio de Joinville.
O Projeto Cestinha Sesi/Unisc conta ainda com o apoio do Instituto Pioneer Semear Amigos, Escola de Educação Básica Educar-se, e as Prefeituras de Santa Cruz, Venâncio Aires e Vera Cruz. A equipe do Cestinha Unisc, treinada pelo monitor/acadêmico Fernando Lawisch, conquistou o 1º lugar, seguida do União em 2º lugar e do Ceat/Bira em 3º lugar.
Divulgação
Torneio realizado para homenagear Crystian dos Santos reuniu 120 atletas