Início Geral Todos os setores da economia passam pela indústria

Todos os setores da economia passam pela indústria

Atualmente, a indústria está intrinsecamente inserida nas sociedades globais

Com seu surgimento na Primeira Revolução Industrial, no fim do século 18, o setor da indústria é um dos mais antigos da economia moderna. Hoje, é uma das principais atividades econômicas do Brasil. A atividade industrial se configura em transformar matérias-primas em produtos que possam ser comercializados, seja através da força humana, energia ou máquinas.

A atividade industrial é considerada essencial para a economia de qualquer País. Afinal, além de gerar empregos, promove transações que impactam diretamente no PIB. O Dia da Indústria é celebrado anualmente em 25 de maio. Nesta data, a homenagem é destinada aos espaços de produção de maior representação para as economias nacionais: as indústrias.

Também conhecidas como o “Setor Secundário” de um País, as indústrias podem abranger os mais variados tipos de mercados, desde os alimentícios até os de vestuário, por exemplo. O Brasil começou a ser industrializado a partir do governo do presidente Getúlio Vargas, mas apenas com Juscelino Kubitschek as indústrias estrangeiras começaram a se instalar no Brasil, fazendo com que a economia do País aumentasse. Atualmente, a indústria está intrinsecamente inserida nas sociedades globais, sendo impossível imaginar a vida contemporânea sem esse setor.

O Dia Nacional da Indústria foi escolhido em homenagem ao patrono da indústria nacional, Roberto Simonsen, que faleceu nessa data, no ano de 1948. Simonsen foi engenheiro industrial, administrador, professor, historiador e político, além de membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ainda, foi presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).