NOVIDADE
Tô Dentro visa mostrar o trabalho realizado pelas escolas de samba de Santa Cruz
Projeto da Assemp e Prefeitura Municipal será
realizado de novembro de 2011 a fevereiro de 2012
FOTOS: ROLF STEINHAUS
Os parceiros da iniciativa: Marcos Nobre, Alex Knak, Fábio Borba, Max Montiel Severo e Cristian Bernardy
Ana Souza
[email protected]
Um projeto inédito em Santa Cruz do Sul irá incrementar o Carnaval a partir de 2012. Na noite de sexta-feira, 4, foi apresentado na Arena o Tô Dentro, um produto que visa mostrar o trabalho realizado pelas escolas de samba de nosso município. Já a partir da apresentação a iniciativa – uma realização da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul e Prefeitura Municipal – mostrou que promete resultados. Durante o evento estiveram presentes integrantes da Ala Show da Escola de Samba Império da Zona Norte com ritmistas, porta-bandeira e casal de passistas. O primeiro produto para o Carnaval 2012. Para contratar os serviços – que têm valores variados de acordo com a quantidade de integrantes e dimensões do evento – basta consultar a Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) pelo fone 3715-6844 ou pelo e-mail [email protected]
O Carnaval de Santa Cruz do Sul é um projeto e um compromisso responsável da Assemp, com foco na qualificação das Escolas de Samba e seus integrantes, destacando-se as áreas de Gestão, Qualidade e Sustentabilidade. O objetivo principal é o foco nos desfiles das escolas e nos blocos de carnaval; a integração entre os referidos blocos; a criação de oportunidades de negócios, exposição de marca e relacionamento direto com o público, além de uma programação diversificada e abrangente.
Complementarão o Tô Dentro – que acontece nos meses de novembro e dezembro deste ano e em janeiro e fevereiro de 2012 –, o Sambódromo na Rua Galvão Costa, defronte ao Parque da Oktoberfest; espaços gratuitos, sem arquibancadas e com acesso do público pela Rua Tenente Coronel Brito e Independência; espaços pagos com arquibancadas e camarotes; trio elétrico; praças de alimentação; espaço para recuo da bateria; comissão julgadora e estacionamento para veículos no interior do Parque da Oktoberfest.
A estrutura ainda contará com áreas gratuitas para 4 mil pessoas; áreas com ingresso para 2 mil pessoas; camarotes VIP para mil pessoas. O total por dia, sendo três de evento, será de 7 mil pessoas, poderá chegar o número geral a 21 mil. O público-alvo é variável, sendo de diversas faixas etárias, sociais e econômicas, o que permite a conquista de novos consumidores.
A dimensão traz o aproveitamento na parte cultural com a marca dos parceiros associados à valorização da cultura popular, além de que as empresas estarão ao lado do público, vivendo os mesmos momentos de emoção e cultura que a festa proporciona.
AÇÕES CULTURAIS E ECONÔMICAS: COMO SURGIU A IDEIA
“A ideia é envolver ações sociais, culturais e econômicas. O anseio da Assemp e da Prefeitura é formar gestores na área da qualidade e da cultura. Sentimos que o Carnaval bem explorado se torna um ótimo negócio no ponto de vista turístico e nossas escolas carecem de conhecimento na área administrativa para conservar o que já foi construído. Estamos apresentando o Tô Dentro que é um produto, um chamamento para que as autoridades, empresários e a imprensa tomem conhecimento de como participar”, explica Marcos Nobre, gestor pela Qualidade.
“Atrás desta iniciativa está o resgate do Carnaval de Santa Cruz do Sul, acima de tudo a autoestima. Queremos fazer com que através deste projeto as empresas e os setores da comunidade tenham seu retorno econômico, não queremos de forma alguma colaboração. Estamos propondo um bom negócio para quem investir no carnaval santa-cruzense. Queremos que as escolas de samba com suas baterias, grupos de pagode, porta-bandeiras sejam levados aos eventos. Os recursos serão revertidos diretamente às escolas. Nosso objetivo é que elas, além de terem mais recursos financeiros, possam mostrar seu trabalho para muito mais pessoas”, completa Max Montiel Severo, coordenador de Marketing da Assemp.
O Tô Dentro tem como base a comercialização de produtos das escolas de samba, entre elas ala show e grupos de pagode que podem ser levados a reuniões, festas e eventos; padrinhos de alas com comercialização de fantasias junto a associação de funcionários e empresas. Podem participar associações de funcionários, empresas, grupos de amigos, empresas de eventos, grupos de formandos ou particulares.
O QUE SIGNIFICA PARA OS REALIZADORES
Marla: “Projeto irá dar mais visibilidade ao Carnaval”
A secretária municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Marla Hansen, destacou que é importante a renovação de pessoas. “As ideias vêm de uma forma diferenciada, a experiência de cada um, o envolvimento das pessoas e o conhecimento de outras perspectivas se transformam em um impulso para o Carnaval. As agremiações carnavalescas têm que se envolver e acreditar, trabalhar o ano inteiro não só nos meses que antecedem o Carnaval. Todo o projeto novo é um desafio. Mas temos sempre que ser otimistas e o projeto irá dar mais visibilidade e ser um mercado de trabalho.”
Para o presidente da Assemp, Fábio Borba, a entidade assumiu o compromisso com a Prefeitura em fazer a parceria para a realização do Carnaval. “Elaboramos o projeto e que figura como algo diferente do que aconteceu nos últimos anos, bem mais profissional e de nível de qualidade para que as escolas fiquem satisfeitas com o resultado, assim como o público que estará prestigiando.”
ELES ESTÃO DENTRO
Cristian Bernardy, do Espetinhos do Buba, e Alex Knak, da Arena, foram os primeiros a aderirem ao projeto. “O Espetinhos do Buba já realiza um trabalho de pagode desde o início do ano e em virtude disso a Assemp veio nos procurar e estamos trazendo a primeira divulgação do Tô Dentro do Carnaval 2012. Santa Cruz merece este evento pela população que tem e pela carência do carnaval”, frisou Bernardy.
A adesão ao projeto foi uma alegria em dobro para Alex Knak. No dia do lançamento ele estava comemorando aniversário. “Estou feliz em poder estar integrado junto a este evento, ainda mais no dia do meu aniversário. Esta parceria com o Buba e a Assemp em prol do carnaval é muito importante. O Carnaval é um evento que mobiliza muitas pessoas e é uma tradição brasileira.”
A programação
Sexta-feira, dia 24 de fevereiro de 2012
– 20h: Arrastão com Trio Elétrico pelo centro da cidade até o Sambódromo
– 21h: Apresentação das Escolas de Samba e Blocos de Carnaval
– 00h – Apoteose com música e participação do público
Sábado, dia 25 de fevereiro de 2012
– 20h: Arrastão com Trio Elétrico pelo centro da cidade até o Sambódromo
– 21h: Apresentação das Escolas de Samba e Blocos de Carnaval
– 00h – Apoteose com música e participação do público
Domingo, dia 26 de fevereiro de 2012
– 20h: Arrastão com Trio Elétrico pelo centro da cidade até o Sambódromo
– 21h: Desfile do Trio Elétrico e Festa de Encerramento com atrações musicais
Em caso de chuva os desfiles podem ser realocados para domingo
– A terça-feira de Carnaval de 2012, será dia 21 de fevereiro
Produtos
Ala Show
– Apresentações compostas por grupos de samba com ritmistas, madrinha e passistas, fantasias e alegorias
– Apresentações de grupos de 10 a 50 integrantes
– Apresentações diferenciadas de 15 minutos a 2 horas
Grupos de Pagode
– Apresentações com grupos que tocam os grandes sucessos do pagode e samba
– Apresentações de 15 minutos a 2 horas ou mais
Ações Assemp Pró-Carnaval de Santa Cruz do Sul
– Sambódromo
– Desfiles de Blocos com Abadá
– Apadrinhamento de Alas nos Desfiles
– Campanha Amigos do Carnaval com doação de valor junto com a conta de água ou energia elétrica (em fase de estudo)
– Integração com Blocos locais
– Venda antecipada de camarotes
– Espaço para Praça de Alimentação no Sambódromo
– Escolinhas e Oficinas do Samba – percussão, cordas, alegorias, fantasias, samba no pé, etc.
– Central de compras Assemp – instrumentos musicais, matérias-primas dos carnavalescos, etc
– Premiação dos Concursos e Desfiles
– Cursos profissionalizantes para confecção de carros alegóricos e adereços (a partir de 2013)