O gaúcho de Caxias, Tite, ex-Grêmio e Inter é o campeão da América. Incrivelmente secado pelos gaúchos na decisão contra o Boca, 91% dos torcedores disseram na pesquisa do Globoesporte.com/rs que torceriam pelo time argentino, o Corinthians conseguiu de forma invicta o maior título da América.
A vitória de 2 a 0 não deixou dúvidas. O time paulista que não é nenhum fenômeno, não tem nenhum grande craque consagrado, é um time estrategicamente montado e pensado pelo treinador gaúcho que tem no trabalho diário o auxílio do também gaúcho Cleber Xavier, de Alegrete.
Tite que nunca foi uma unanimidade aqui no Rio Grande, apesar dos títulos e boas campanhas que fez por aqui, acabou se consagrando no difícil mercado de São Paulo. Começou no Interior, treinando times como o Veranópolis, Caxias, entre outros, e já no início mostrou ser um técnico diferente, educado, de diálogo diferente de muitos colegas de profissão, apesar de no vestiário com os jogadores ser bastante duro e, eu sei, muitas vezes chuta parede para mudar o jogo no intervalo.
Tite é o grande nome gaúcho desta semana, campeão da América. Campeão com um Corinthians detestado pela grande maioria dos torcedores dos pampas. Uma semana, aliás, em que outro gaúcho esteve em destaque no país: Mano Menezes convocou a seleção brasileira para a Olimpíada. Alguém duvida que os técnicos gaúchos são exemplos? Curiosamente, na dupla, no momento estão Luxemburgo e Dorival Júnior, dois forasteiros competentes. Mas cá pra nós, os gaúchos, como diz o Pedro Ernesto, são DEMAAAAAAAAAIS.
Vendo e lendo em todos os lugares as contratações confirmadas e as que estão por acontecer neste meio de ano no futebol brasileiro, como por exemplo Seedorf que vai jogar no Botafogo, Fórlan e Nilmar que deverão jogar no Inter, Loco Abreu que está indo para o Figueirense, entre outros negócios que estão por acontecer, fico pensando: e o Grêmio?
O Grêmio não está procurando mais ninguém? O Grêmio não procura um camisa 9 para acabar realmente com o problema crônico que tem no ataque, principalmente dentro da área onde ninguém mais foi indiscutível desde Jardel? Sei que teve Jonas, mas jogava aberto pelas pontas, como aliás joga o Kleber. Estou falando de um camisa 9, patrão da área, como os de outros clubes do futebol brasileiro.
O torcedor pode pensar: tem Marcelo Moreno, tem André Lima, o Miralles pode quebrar o galho… Por favor! E o Sóbis e o Sandro Silva que jogariam no Grêmio? Acho que está faltando ousadia ao Grêmio, ou pelo menos o sonho. Sonho de ter um grande time, de ponta, para ser campeão brasileiro, de ir para a Libertadores e ser favorito. Este time atual é suficiente?
A Janela vem aí, tem jogadores por todo o mundo querendo mudar de clube, de vida, voltar, se aproximar, seja o que for. O Grêmio não vai aproveitar? Nem mesmo cogitar? O torcedor é movido a emoções, e emoção é o que está faltando ao torcedor do Grêmio, nem que seja uma possibilidade de contratação de um grande jogador