Thiago Braz repetiu o roteiro emocionante. Assim como na final dos Jogos Rio 2016, o brasileiro cresceu nos saltos decisivos e chegou pela segunda vez ao pódio nos Jogos Olímpicos. Desta vez, com a medalha de bronze no salto com vara.
Na final, realizada na noite de terça (manhã no Brasil), no Estádio Olímpico de Tóquio, o campeão dos Jogos Rio 2016 passou com tranquilidade por 5,55m. Depois, precisou de duas tentativas para superar as marcas de 5,70m e 5,80m. No terceiro salto, no entanto, conseguiu sem problemas 5,87m e só ficou assistindo seus adversários caírem um a um até sobrarem apenas quatro atletas em ação.
Thiago foi, então, para uma tentativa de 5,92m, mas derrubou o sarrafo. O sueco Armandi Duplantis não desperdiçou sua chance. O brasileiro voltou a tentar na sequência, mas novamente falhou. O francês Renaud Lavillenie também errou seus saltos de 5,92m e deu adeus à disputa.
O americano Christopher Nilsen, por sua vez, foi bem sucedido em sua segunda tentativa e jogou a pressão para Thiago, que tinha apenas mais um salto. O brasileiro errou e terminou com o bronze. Duplantis ganhou o ouro, com 6,02m, e Nilsen, a prata, com 5,97m.