Uma terrina de batata com ovos. A receita é versátil. Você pode substituir o recheio por outros ingredientes como o bacalhau, camarão, etc.
INGREDIENTES
600 g de batata
1 ovo
100 g de queijo ralado
150 g de presunto cortados em cubos
Sal
Pimenta
Noz moscada
4 ovos cozidos
MODO DE PREPARO
Descasque, corte as batatas em rodelas e cozinhe-as com água e sal. Tire do fogo. Amasse as batatas. Acrescente o ovo cru, o sal, pimenta e noz moscada. Misture bem. Junte agora o presunto cortado em cubinhos e o queijo ralado. Unte bem uma forma de bolo inglês e polvilhe com farinha. Despeje a metade da mistura na forma e aperte bem. Coloque os 4 ovos cozidos, no centro da forma e alinhados. Cubra com o resto da mistura e aperte novamente, deixando a massa bem lisinha. Asse em forno preaquecido, a 180°C, por 30 minutos a. Espere esfriar antes de desenformar.
FONTE: https://pt.petitchef.com
Qual a diferenças entre terrina e patê? Patê no sentido original e não na forma como costumamos descrever no dia-a-dia, aquela pasta salgada (algumas excelentes) que costumamos passar no pão ou em torradas. O patê vem do francês pâté e, em sua origem, significava uma mistura com base de carne recoberta com massa. Como se fosse o nosso empadão. Com as variações, alguns deles começaram a ser assados sem a cobertura da massa e também deram bom efeito. Como invariavelmente eram levados ao forno em vasilhas compridas e fundas, com tampa, refratárias e geralmente de cerâmicas, chamadas por lá de terrines, incorporaram o nome e espalharam as saborosas receitas pelo mundo. Há quem veja diferença entre terrina e patê. Dizem ser o patê consistente e de massa uniforme, enquanto a terrina alternaria essa mistura com pedaços da carne principal a denominar o prato. O patê é pastoso, mais homogêneo. A terrina é assada e é fatiada. Dá pra se dizer que terrina não é uma evolução do patê e sim uma forma de preparar. Terrine é o recipiente em que o patê é assado. Pode-se preparar terrina de quaisquer ingredientes, não resultando necessariamente em um patê. Pode-se, por exemplo, preparar uma terrina de legumes e não será um patê.