Santa Cruz do Sul está oficialmente pronta para atender as exigências do Novo Marco Regulatório do Saneamento. A prefeita Helena Hermany assinou, na manhã de quarta-feira, 30, em Porto Alegre, o Termo Aditivo de Consolidação do Contrato de Programa com a Corsan/Aegea.
O acordo garantirá ao município R$ 555 milhões para cumprir as metas de universalização dos serviços de água tratada para 99% da população e de 90% da coleta e tratamento de esgoto até 2033, o maior aporte previsto entre as 317 cidades atendidas pela Companhia.
O novo termo incluiu também metas quantitativas de não intermitência do abastecimento, de redução de perdas e de melhoria dos processos de tratamento. Outro ponto a ser destacado no contrato é a manutenção da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Santa Cruz (Agerst).
Conforme Helena Hermany, a assinatura do aditivo representa um legado para as futuras gerações e a garantia de que o município terá suas necessidades de água tratada e saneamento básico atendidas para o cumprimento do marco regulatório.
Ela lembrou o empenho da Administração Municipal para que o contrato de Santa Cruz do Sul fosse o melhor do Estado. “Tenho certeza de que tomamos o melhor caminho para nossa população e que o município terá o melhor serviço de abastecimento de água e de saneamento.”
Por fim, a prefeita reiterou sua confiança no trabalho que será prestado. “Ver a Aegea junto à Corsan me deixa muito segura, e a formalização do aditivo é a garantia de que os investimentos serão concretizados e todas as condicionantes do saneamento básico serão cumpridas.”
Na avaliação de Leandro Marin, vice-presidente de Operações do Grupo Aegea, o contrato estabelece não apenas um vínculo de serviço com o município, mas também a aproximação com a comunidade para o desenvolvimento de programas sociais e ambientais. “Nossa política de parceria junto às comunidades onde atuamos extrapola os investimentos e as entregas relacionadas à nossa atividade-fim: realizamos projetos sociais, ambientais e de sustentabilidade que visam nos conectar à população para a qual a operação acontece, com o objetivo de melhorar a vida dessas pessoas”, define Marin.
O ato também contou com a presença de representantes da Corsan/Aegea, do procurador-geral do Município, Ricardo Scherer, dos secretários municipais Cesar Cechinato (Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade) e Everton Oltramari (Planejamento e Governança) e do líder do Governo na Câmara, vereador Henrique Hermany.