Terceira etapa do estudo nacional sobre Covid-19 em Santa Cruz começa no dia 21

Foto: Divulgação/Unisc

Conforme a Prefeitura de Santa Cruz do Sul a terceira fase da pesquisa nacional sobre Covid-19, (Epicovid-19-BR) que ocorre em 133 cidades de todo o país, inclusive em Santa Cruz do Sul, começa no próximo domingo, dia 21 até o dia 23. Serão três dias no qual entrevistadores do Ibope Inteligência irão visitar residências e convidar os moradores a realizar testes rápidos para o novo coronavírus. O resultado do teste fica pronto em 15 minutos.

A pesquisa é coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com financiamento do Ministério da Saúde e aplicada por equipes do Ibope.

Saiba mais:

A iniciativa é do governo do Estado e visa estimar, com base científica, o percentual de pessoas infectadas pelo novo coronavírus e o avanço da pandemia no Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo inédito, a partir de amostras epidemiológicas sequenciais, que identificará o número de casos da doença por regiões, os casos mais graves e o grau de letalidade da doença. Além de identificar o percentual da população que é assintomática – quando o paciente não manifesta sintomas da doença.

Quem coordena a pesquisa é o reitor da Universidade de Pelotas (UFPel), Pedro Hallal. O trabalho também mobiliza um grupo de especialistas de outras quatro universidades federais do Estado. Serão pesquisadores do Departamento de Economia e Estatística, técnicos da própria secretaria e demais setores do governo, além de colaboradores externos, universidades e hospitais.

Será uma pesquisa de campo e as aplicações dos testes devem ocorrer nos próximos dias. Serão 4.500 coletas em cada uma das quatro pesquisas previstas, com intervalo de duas semanas em cada pesquisa realizada.

Ela será aplicada em oito regiões intermediárias, sendo Santa Cruz do Sul um dos municípios escolhidos a partir de critérios populacionais do IBGE.