Início Geral Tenente-coronel Moresco assume oficialmente o comando

Tenente-coronel Moresco assume oficialmente o comando

Foto: Ana Souza
Coronel Reis passou o cargo ao novo comandante tenente-coronel Moresco com ato presidido pelo sub-comandante geral da BM, coronel Douglas da Rosa Soares

Ana Souza
[email protected]

O Ginásio Poliesportivo Prefeito Arno João Frantz, de Santa Cruz do Sul, foi o local escolhido para a cerimônia de passagem do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), na tarde de quarta-feira, 16. A abertura do evento contou com a entoação do hino nacional pela Banda do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB). Na ocasião, o coronel Valmir José dos Reis passou o cargo para o tenente-coronel Giovani Paim Moresco. A solenidade foi presidida pelo coronel Douglas da Rosa Soares, subcomandante-geral da BM.


Durante o ato, foi realizada a inauguração da fotografia do ex-comandante e entrega da flâmula da Brigada Militar, que visa materializar a imagem dos oficiais comandantes. Marcaram presença o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli, prefeitos, vereadores e demais autoridades civis e militares. A prefeita Helena Hermany foi representada, no ato, pelo vice-prefeito Elstor Desbessell.


Um discurso finalizado pela emoção. Assim se pronunciou o coronel Reis, ao lembrar as palavras da filha Livia quando diz “Eu te amo”, sentimento compartilhado com o filho Pietro e esposa Janine e a mãe Marlene, que acompanharam a solenidade. “Este mesmo sentimento que recebo da minha família, recebi ao ser comandante do CRPO. Foram 35 anos de serviços prestados à Brigada Militar, sendo oito anos no comando regional em Santa Cruz, e digo que um comandante sem tropa não comanda nada. É muito significativo poder passar o comando para o tenente-coronel Moresco, que já acompanhou a caminhada do CRPO e que tem uma grande responsabilidade em seu trabalho. Um oficial leal, inteligente e capaz, que estará assessorado por oficiais de alto padrão. Me sinto realizado por ter sido comandante e também por ser nomeado secretário Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Santa Cruz do Sul. Estou duplamente orgulhoso e vou guardar este momento sempre no coração”.


Em seu currículo, o novo comandante Regional teve passagens como oficial superior no Colégio Tiradentes da Brigada Militar em São Gabriel; no Comando do 23º Batalhão de Polícia Militar, como chefe do Estado Maior; da Agência Regional de Inteligência e da Corregedoria Regional do CRPO Vale do Rio Pardo. “A BM precisa dar continuidade em todo o processo de segurança pública. Neste momento estamos formalizando um ato, porque o serviço público é ininterrupto e temos uma preocupação diária com a segurança pública. Iremos fazer este trabalho com todo o rigor e com toda a responsabilidade que requer a gestão de uma região tão importante, que engloba 31 municípios e cerca de 600 mil pessoas que dependem do nosso processo de tomada de decisões. E é com esse intuito que iremos desenvolver todas as nossas atividades e prosseguir ao trabalho da BM no Vale do Rio Pardo, organizado, operacionalmente, através de três batalhões, o 2º BPM (Rio Pardo), o 23º BPM (Santa Cruz do Sul) e o 35º BPM (Venâncio Aires)”, frisou Moresco. O ato foi prestigiado pela família do comandante, a esposa Tieli, a filha Sophie, os pais Lucio e Tania e a sogra Marieta.