A riqueza de um intercâmbio está em viver novas experiências e mergulhar na cultura e costumes de um país. No dia 27 de maio, estudantes canadenses conheceram o Templo de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar e Mãe Oxum, tradicional terreiro de Santa Cruz do Sul com mais de 35 anos de história.
O babalorixá Pai Antônio de Ogum, destaca a importância de compartilhar conhecimento com os intercambistas. “A Umbanda é uma religião genuína brasileira que engloba fé, valores, família, sociedade e muita cultura. É de uma importância imensa a oportunidade de expandir esse leque para outras partes do mundo”, complementa Pai Antônio.
Para o professor César Goes, a visita demonstra a importância da ancestralidade e da cultura de matriz africana na formação do Brasil. “Não é só um lugar de devoção, mas um espaço de vida, relações e a forma como escolheram receber eles, com alimentação, acolhida, mostra e os coloca no meio das relações na religiosidade.” Os estudantes visitarão outras universidades no sul do país, no entanto, o sociólogo acredita que não terão outras oportunidades como essa.
A noite contou com roda do projeto sócio-cultural Capoeira, que abrange alunos em vulnerabilidade social de 4 a 14 anos da cidade, organizado pelo Templo em parceria com o mestre Pola, do grupo Internacional de Capoeira Oxosse. Após, teve sessão mediúnica e jantar para a comunidade e os visitantes.
Templo de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar e Mãe Oxum recebe intercambistas do Canadá
Encontro promoveu a imersão dos estudantes na cultura e religiosidade afro-brasileira