Início Saúde Telmo publica novo decreto

Telmo publica novo decreto

O Prefeito Telmo Kirst se manifestou na tarde deste domingo, 5, sobre a assinatura de um novo decreto com alteração nos serviços essenciais. Durante pronunciamento, Telmo comunicou que o objetivo é continuar o isolamento domiciliar e procurar atender a economia em seu essencial.

Entre as medidas estão a permissão de serviços como a tele-entrega e drive thru, autorização do retorno das atividades na construção civil respeitando o máximo de cinco colaboradores, permite também o atendimento com portas fechadas de salões de beleza, entre outras alterações. “Flexibilizamos as medidas para ter o menor prejuízo possível, mas determinamos regras de higienização e prevenção, que deverão ser rigidamente seguidas para não termos que voltar atrás amanhã”, disse Telmo.

Sobre a confirmação do primeiro caso de coronavírus no município, Telmo afirmou “é um caso importado da doença, o paciente voltou de Santa Catarina no último dia 24 e chegando Santa Cruz procurou o Ambulatório de Campanha no Ginásio do Poliesportivo. Uma estrutura diferenciada que criamos especialmente para casos de coronavírus. Segundo a Vigilância Epidemiológica, que tem feito um ótimo trabalho até agora, esse paciente faz parte do grupo de rico pois é hipertenso, por isso se recupera em casa conforme protocolo do Ministério da Saúde”. Segundo Telmo, o paciente está sendo monitorado desde o primeiro dia por pessoas que procuram saber da evolução do caso. Os seus dois familiares também estão sendo monitorados e não apresentam sintomas.

O Prefeito Telmo finalizou o pronunciamento dizendo o seguinte: “confio muito no nosso sistema público de saúde, o SUS, e na secretaria Municipal de Saúde que está tomando todas as medidas necessárias para reduzir o risco de disseminação da Covid-10 em Santa Cruz. Mas eu também preciso confiar em você para que o impacto no nosso município seja o menor possível. Precisamos respeitar o isolamento e atender as medidas do decreto que aprovei, pois elas são elaboradas por pessoas competentes e diversos órgãos que estão estudando muito a situação do coronavírus em todo o mundo.

Confira o decreto completo: