Início Política Telmo Kirst recebe diplomação

Telmo Kirst recebe diplomação

EVERSON BOECK
[email protected]

Com o plenário da Câmara Municipal de Vereadores lotado na noite da última terça-feira, 18, foi diplomado prefeito de Santa Cruz do Sul pela Justiça Eleitoral da 40ª Zona, o progressista eleito Telmo Kirst. Durante a sessão solene também foram diplomados os 17 vereadores e os três mais votados em cada partido ou coligação. A posse acontece no dia 1° de janeiro, às 18 horas, na Câmara Municipal de Vereadores.
No ato, que durou cerca de uma hora, o único que se pronunciou foi o Juiz Eleitoral da 40ª Zona, Dr. Sadilo Vidal Rodrigues. Ele recomendou aos políticos que o dinheiro público seja empregado pelo bem da comunidade. Lembrou, também, que estes são apenas administradores por tempo determinado e não são os donos do município e, por isso, devem pensar na coletividade. “Quero desejar a todos os eleitos ‘boa sorte’. Os senhores deram um voto de confiança à comunidade e cabe a esta fiscalizar todos os atos feitos daqui para frente. Isto é democracia, este é nosso dever”, conclui Rodrigues.
Ao final do evento, mesmo não tendo se pronunciado oficialmente, Telmo conversou com a imprensa e reafirmou os principais compromissos de campanha. Acompanhe:

ROLF STEINHAUS

Telmo comemorando o recebimento do diploma

Seguindo o Exemplo

As primeiras palavras do prefeito eleito, Telmo Kirst, foram em reconhecimento ao ex-prefeito Arno Frantz. Logo após ter recebido o diploma, Telmo abraçou o amigo e qualificou-o como “o exemplo a ser seguido”.
À imprensa, Kirst disse que as pessoas precisam se mirar em quem construiu e quem possui uma história inigualável em favor de Santa Cruz do Sul. “O Arno é esta pessoa e me inspiro nele porque foi meu parceiro durante muitos anos em jornadas e campanhas políticas. É uma figura que todos nós devemos honrar quando detemos um mandato”, ressalta.

Licitação da água

Questionado sobre que atitude tomará a respeito da polêmica licitação pelos serviços de abastecimento de água e saneamento em Santa Cruz do Sul, Telmo disse que não vai opinar sobre o assunto enquanto não assumir o governo. “Não pretendo falar sobre isso antes da atual administração tomar qualquer atitude. Há um processo licitatório em andamento e uma decisão para ser tomada, preciso saber o que virá para o meu governo”, resume.

Redução de secretarias

Telmo frisou que quer ser um prefeito que vai honrar seu discurso de campanha. Ele citou a redução de custeio da máquina pública para reforçar a capacidade de investimentos com recursos próprios.
O prefeito eleito informou que aguarda a aprovação do Orçamento 2013 para saber a exata repercussão financeira do corte de custeio que resultará a redução das atuais 15 secretarias para 12. “Esta economia permitirá investimentos como pagamento de piso dos professores, elaborar plano de carreira dos médicos, temos que conter gastos para atender as necessidades maiores da sociedade, e a saúde é uma delas”, pontua.

Oposição na Câmara

Segundo Telmo, o fato da maior parte da bancada ser de oposição não lhe preocupa. “Vereador é eleito para atender bem a sua comunidade. Fui vereador e, na época, sem ser remunerado, somente nos últimos dois anos que recebemos. Não tive problema nenhum e nem a oposição em votar pelas coisas boas para o município”, exemplifica.
Kirst disse que não acredita que algum parlamentar vai se opor a qualquer projeto que atenda a comunidade. “Se algum projeto gerar polêmica, este será muito bem esclarecido. Eu não vou atropelar o Legislativo Municipal. Tive 24 anos de mandato como deputado federal, 4 anos de deputado estadual e 6 anos fui vereador, portanto tenho uma caminhada muito grande. Jamais mandarei para a Câmara um projeto que não atenda os anseios da comunidade”, garante.


Vice-prefeita, Helena Hermany, feliz sendo diplomada


Telmo abraçou o amigo e aclamou-o como “o exemplo”


Câmara ficou lotada pelo público que prestigiou a sessão solene.
À frente os vereadores e suplentes que foram diplomados