Início Saúde Telmo Kirst abre a vacinação da gripe em Santa Cruz do Sul

Telmo Kirst abre a vacinação da gripe em Santa Cruz do Sul

Teve início nesta segunda-feira, dia 25, a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe A. Em Santa Cruz do Sul, o ato oficial ocorreu às 10 horas, no Centro Materno Infantil (Cemai), mas desde o início da manhã o movimento foi intenso com as primeiras doses sendo distribuídas para crianças, de seis meses a cinco anos incompletos, e idosos, acima de 60 anos, que procuraram a unidade.

Ao abrir a campanha no município o prefeito Telmo Kirst, ao lado do mascote Zé Gotinha, recebeu uma dose da vacina e fez questão de reforçar a importância da imunização, porém pediu que a comunidade se dirija tranquilamente aos postos de saúde. “Temos uma boa estrutura para atender a população. As pessoas não precisam correr, podem vir com calma, o importante é que nos próximos dias, aqueles que fazem parte dos grupos prioritários, tomem a vacina”, disse.

 

Henrique Hermany e Telmo Kirst na abertura da campanha de vacinação

 

A campanha de vacinação contra a gripe A deve durar cerca de 30 dias e a meta no município é imunizar 80% do público-alvo. Durante o ato, o secretário municipal de Saúde, Henrique Hermany, aproveitou para fazer um alerta com relação ao aumento da demanda de casos que não configuram urgência e emergência no Pronto-Atendimento (PA). “Orientamos as pessoas a buscarem os postos de saúde e deixar os plantões liberados para atendimento dos casos mais graves. Estamos ampliando o acolhimento nos postos e ninguém com sintomas de doenças respiratórias voltará para casa sem atendimento”, disse.

Na avaliação do secretário, a partir de agora, com o início da campanha, a população deverá se tranquilizar. Ele afirma que a rede pública está preparada e capacitada para atender o público-alvo e que a Secretaria Municipal de Saúde já está se antecipando, caso o Ministério da Saúde informe a falta de vacinas, e entrando em contato com distribuidoras de medicamentos para uma possível aquisição.

Em Santa Cruz do Sul a vacinação acontece em todos os postos de saúde, no Cemai, SIS da Unisc, sala de vacinas do Cemas e Sindicato da Alimentação. No total são 33 pontos de imunização no município. “A população que pertence aos grupos de risco precisa se imunizar para livrarmos Santa Cruz do Sul de um possível surto, como já temos visto em outros locais do Brasil”, aconselha. 

Atendendo ao apelo a dona de casa Ângela Ritzel, 52 anos, não perdeu tempo, e com a receita do médico na mão, uma vez que é portadora de doenças respiratórias, aguardava sua vez de ser atendida. “Há seis anos eu faço a vacina e nunca tive problemas. É muito bom, funciona mesmo, é uma tranquilidade”, disse.

O Cemai está aberto para vacinação, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h45min e, aos sábados, das 7h ao meio-dia. Porém, excepcionalmente, neste sábado, acontece o Dia D, e as vacinas estarão disponíveis no local das 7h às 17h.