Nos últimos anos a pauta da inovação vem ganhando força e maior protagonismo no planejamento das ações da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A Instituição tem o Parque Científico e Tecnológico Regional (TecnoUnisc) e a Incubadora Tecnológica (Itunisc). Pensando nas mudanças, foi apresentada na terça-feira, 11, a nova identidade visual do TecnoUnisc e a colocação de um novo espaço de inovação, o Cosmo.
“Acreditamos que nossas estruturas de inovação já atingiram um estágio de maturidade, inclusive com nossa incubadora completando 18 anos em 2023. O contexto de grande transformação dos últimos anos, somado aos resultados interessantes que nossos ambientes vêm colhendo, nos dá segurança no sentido de que estamos prontos para dar um “salto”. Portanto, penso que esta mudança é parte de uma evolução natural no planejamento de nossas ações”, fala o diretor de Inovação e Empreendedorismo da Unisc, Rafael Kirst.
As mudanças vão proporcionar uma série de parcerias. “Entre as quais reforço a importância da exoHUB. Com o apoio deles vamos ofertar uma série de novos serviços, como a análise de maturidade em inovação, estudos de futuros desejáveis, desafios corporativos e leis de incentivo à inovação, além de uma série de benefícios aos associados de nosso ecossistema de inovação. Operando benefícios como a Lei do Bem, por exemplo, é possível que as empresas tenham grandes vantagens ao desenvolver pesquisa em conjunto com a Universidade. Estamos convictos de que tudo isso, ainda mais somado à conexão com nossa graduação e pós-graduação, irá gerar muito valor para nossas empresas parceiras”, comenta.
Hoje a Unisc começa um trabalho de qualificação do ambiente do bloco 19, local em que está situado o TecnoUnisc, que servirá como uma base de ações até que as obras do Hub de Inovação, no Centro de Convivência, sejam concluídas. “Também estamos revelando o nome do nosso projeto: Cosmo. Esta nova estrutura será onde ações individuais se tornam projetos colaborativos e onde um infinito de ideias se transformam em negócios. O nome Cosmo remete a ordem, organização, beleza e harmonia. Designa o universo em si, seis elementos, desde o micro ao macrocosmo. E a proposta de nosso hub é justamente essa, permitir que diversos elementos interajam entre si”.
O projeto está na fase de captação de recursos para a execução de mais de 6 mil metros quadrados e com a expectativa de, finalizada a primeira rodada, ter a obra concluída em 36 meses. “Nós do exoHUB estamos muito impressionados com a pujança da cidade de Santa Cruz do Sul e região, além do potencial inovador da Unisc, uma universidade conectada com o futuro. Nossa parceria visa complementar os serviços já ofertados pela Unisc, através do TecnoUnisc, e acelerar ainda mais os resultados do ecossistema da região. Todos estes serviços, bem como toda a rede exoHUB, já estão disponíveis para toda a comunidade”, complementa o diretor do exoHUB, Michel Costa.
Na solenidade, o reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, salientou que investir em inovação já faz parte de um plano estratégico para 2030. “As universidades são reconhecidas pelo ensino, pesquisa e extensão e queremos um quarto ponto: a inovação. Com a velocidade em que o mundo está, a Universidade não vive somente de ensino, temos competências que podem ajudar muito a comunidade ao resolver problemas da sociedade, ressignificar a Universidade no que se refere em estar mais perto da comunidade”, aponta.
Também falaram no evento a vice-reitora da Unisc, Andreia Rosane de Moura Valim, que mostrou um pouco sobre a trajetória da inovação na Unisc; e cases do ecossistema de inovação da Unisc, como o diretor-presidente da Excelsior Alimentos, Luiz Motta, a especialista em Melhoria Contínua da JTI, Roberta Hoffmann Machado e a analista ambiental da MeuResiduo, Aline Leites Strothmann.
TecnoUnisc apresenta novo espaço de inovação
Instituição tem o Parque Científico e Tecnológico Regional (TecnoUnisc) e a Incubadora Tecnológica (Itunisc)