Fabrício Goulart
[email protected]
O Parque de Inovação Tecnológica Municipal, localizado às margens da BR-471, em Santa Cruz do Sul, sediou na quinta e na sexta-feira, dias 24 e 25, a primeira edição de um evento inovador, na região, a quem busca inspiração para empreender. Com foco em tecnologia e inovação, o Gauten Summit contou com participantes de renome regional e estadual, em um ambiente que respirava e exalava novos negócios. Mais de 1 mil pessoas participaram só no primeiro dia, que teve ainda 15 expositores e mais de 90 painelistas.
Foram diversas palestras, oficinas e painéis, em um amplo espaço para networking. O movimento aconteceu em três palcos montados especialmente para o Gauten: Arena, RSInovation e 360. Dentre os nomes de maior destaque estiveram o jornalista e comunicador Luciano Potter; a jornalista e comunicadora Alice Bastos Neves; e a secretária estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, que representou o governador do Estado, Eduardo Leite.
Os temas abordados nos dois dias giraram em torno da inovação tecnológica, mas também abrangeram diferentes áreas. Agricultura, sustentabilidade, mercado financeiro, saúde e educação são alguns dos temas que levaram os participantes a importantes discussões. Nos debates, em comum estavam os desafios e propostas para vencê-los.
Ao saudar o público na quinta-feira pela manhã, na abertura, a prefeita Helena Hermany destacou a importância do evento. “O Gauten Summit é um marco para Santa Cruz e região, pois estamos abrindo portas para um futuro de possibilidades e transformações”, iniciou.
Na sequência, a prefeita mencionou o compromisso com a diversificação e o esforço coletivo para o desenvolvimento. “O Gauten é o reflexo do comprometimento de Santa Cruz em se tornar um polo de excelência em inovação. Nossos esforços conjuntos, entre setores público e privado, nos trouxeram até aqui”, completou.
Helena Hermany aproveitou a oportunidade para realizar dois anúncios ligados à área. O primeiro foi o de uma lei, já sancionada, que criou o programa Credi Gauten, que oferece financiamentos a juro zero para as empresas instaladas no parque. “É uma oportunidade para conquistarem mais recursos para um futuro de expansão”, garantiu. O segundo anúncio foi de apoio às empresas de inovação e tecnologia de Santa Cruz que foram selecionadas pelo Governo do Estado para o 32ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial, que vai ocorrer em outubro, em Caxias do Sul.
Simone Stülp elogiou a iniciativa do município: “O que podemos ver neste espaço simbólico de Santa Cruz do Sul é um local de desenvolvimento efetivo e que possa tocar a qualidade de vida de todos nós. Precisamos trabalhar cada vez mais a cultura da inovação e ela deve ser colocada em diversos ambientes e nas diversas áreas de produtividade do nosso Estado.”
A secretária aproveitou para elencar os programas do Estado que incentivam o desenvolvimento, como o Inova RS, Educar para Inovar e o Startup Lab, dedicado a aproximar startups e empresas na resolução de desafios específicos. “Precisamos preparar nossas crianças e nossos jovens, para que possam estar dentro desta dinâmica de inovação que estamos discutindo aqui”, afirmou.
A diretora Comercial e de Expansão da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Ana Lucia Rodrigues Machado, também comemorou a realização do evento. “A CDL congrega mais de 400 empreendedores do setor de varejo e serviços, e entende que é essencial estar à frente do seu tempo e buscar soluções, para que Santa Cruz continue sendo este polo regional, atraindo olhares de investidores e de consumidores”, destacou.
A promoção do Gauten Summit é da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em parceria com o município, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com apoio do Sebrae/RS, Imply Tecnologia e patrocínio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado.
Inovação e crocriação são temas da Mercur
Uma das empresas a integrar o evento foi a Mercur, que compartilhou estratégias de inovação na área de negócios a partir de duas participações pontuais. A primeira foi realizada no Palco Arena, com o tema Inovação na Prática. Participaram a secretária Simone Stülp; a professora da Unisc e especialista em Gestão do Conhecimento, Inovação, Criatividade e Gerenciamento de Processos e Métodos de Pesquisa, Liane Kipper; e da head de Inovação da Vóka, o Centro de Inovação da Mercur, Cássia Hoelzel.
“A Vóka foi criada para trabalhar a inovação transformacional na Mercur, através do relacionamento com mercados e tecnologias que não eram exploradas pela empresa. Na prática, possibilita maior agilidade aos projetos de inovação e investir cada vez mais em relacionamento com o ecossistema e com a sociedade para o presente e o futuro na área de negócios, tanto local como global”, explica Cássia.
O segundo espaço, no palco RSInovation, contou com a participação do fisioterapeuta e analista de Produtos da Mercur, Régis Severo; da especialista de Projetos da área de gestão da empresa, Dayane Rodrigues Rabuske; e do engenheiro industrial mecânica e anfitrião de projetos, Newton Cassanta. O público pode compreender um pouco sobre o processo de cocriação no desenvolvimento de recursos de mobilidade e na experiência dos usuários.