Início Geral Tecnologia a serviço da segurança

Tecnologia a serviço da segurança

EVERSON BOECK
[email protected]

Um novo sistema de monitoramento inaugurado na última quinta-feira, 17, no quartel do 23° Batalhão de Policiamento Militar (BPM) em Santa Cruz do Sul está mudando a maneira como a instituição atende as ocorrências policiais no município. A Sala de Gestão Operacional e Videomonitoramento trata-se de um projeto que utiliza equipamentos de padrão internacional, tais como GPS, microcâmeras e geolocalizador de ocorrências e um software desenvolvido especialmente para atender as necessidades da Brigada Militar.
De acordo com a instituição, esta não teve custo nenhum na execução do projeto. Os recursos são oriundos de uma parceria com o Grupo de Apoio da Brigada Militar (GABM), que é composto por integrantes da comunidade. Assim como outras empresas, houve a importante participação da Kopp Tecnologia, de Vera Cruz, que colaborou com o desenvolvimento de um software com capacidade para mapear o atendimento da ocorrência desde o momento inicial, quando o cidadão liga para a Brigada Militar.
Dezenas de autoridades participaram da solenidade de inauguração. Entre elas, esteve presente o comandante-geral da BM, coronel Sérgio Abreu. Para ele, os avanços na área da segurança também dependem de investimentos no que se refere a tecnologia. “Precisamos capacitar nossos profissionais e qualificar nossos serviços para que tenhamos sucesso na área. A BM trabalha constantemente para isso”, frisa.

COMO FUNCIONA

O sistema moderno e inovador possui tecnologia de última geração e é integrado com a central de monitoramento da Prefeitura, a qual é composta por 20 câmeras espalhadas nos principais pontos da cidade. Da sala de operações da Brigada os policiais militares podem direcionar as câmeras e aproximar a imagem.
Através dos GPS, o software possibilita o reconhecimento da viatura mais próxima da ocorrência e, imediatamente, faz a indicação do percurso mais curto e a melhor rota. Além disso, câmeras instaladas nas viaturas gravam todo o deslocamento delas e a ação policial durante o atendimento das ocorrências. A ferramenta possibilita que o caso seja monitorado em tempo real por policiais militares e comandantes que estiverem na sala de operações, também que as imagens sejam arquivadas e analisadas posteriormente pelos órgãos de investigação. O projeto está sendo desenvolvido com o apoio do Comando Geral e acompanhado pela Diretoria de Informática da Brigada Militar que estiveram em vistoria às instalações.

FOTOS: ROLF STEINHAUS

Sala de Operações é integrada com a central de monitoramento da Prefeitura,
a qual é composta por 20 câmeras espalhadas nos principais pontos da cidade


Comandante-geral da BM, coronel Sérgio Abreu, sendo recepcionado por
membros do 23° BPM