Ana Souza
[email protected]
A segunda-feira, 5 de novembro, é a data alusiva aos Técnicos em Eletrônica, conforme a promulgação da Lei nº 5.524 de 5 de novembro de 1968. Em seus serviços o Técnico em Eletrônica emprega recursos da informática no desenvolvimento de projetos, manutenção e instalação de equipamentos como monitores, aparelhos de som, televisores, DVD’s, computadores, além de sistemas eletrônicos.
Os profissionais que atuam no ramo da Eletrônica também podem ser os responsáveis pela execução de procedimentos de controle de qualidade de equipamentos para conferir possíveis disfunções. Entre as características dos dos Técnicos estão a habilidade em cálculos, raciocínio lógico, capacidade de concentração, atenção a detalhes, curiosidade e interesse por novas tecnologias. O campo de atuação do técnico é muito amplo, pois a tecnologia está presente em tudo que usamos, mas cabe ao profissional buscar novas tendências.
Mercado promissor, assim é a área da eletrônica, visto o crescente número de empresas que precisam dos profissionais. Ele pode atuar em indústrias, empresas de projetos elétricos, de manutenção, de instalação e montagem, em hospitais, empresas de informática, telecomunicações, emissora de TV, em concessionárias de energia elétrica e telefonia, e muitos outros.
Fotos: Divulgação/RJ
Campo de atuação do técnico é muito amplo, pois a tecnologia está presente em tudo que usamos
______________________
Perfil do Profissional
O técnico em Eletrônica projeta, monta e instala equipamentos eletrônicos na linha de produção, participa de programação de equipamentos com o emprego de recursos de informática e faz a manutenção preventiva e corretiva de aparelhos.
Área de Atuação: Atua em indústrias, em empresas de projetos elétricos, de manutenção, de instalação e montagem; em concessionárias de energia elétrica e telefonia, em hospitais e em empresas de informática e de telecomunicações. Desenvolve projetos e/ou empreendimentos próprios.
Duração do Curso: 2 anos e 400 horas de estágio supervisionado.
Período de Funcionamento: manhã e noite.
Público-alvo: Alunos que concluíram o Ensino Fundamental e que queiram realizar o Curso Técnico concomitantemente com o Ensino Médio ou alunos que já tenham concluído ou estejam cursando o Ensino Médio.
____________________
O ramo da Eletrônica
A eletrônica é a ciência que estuda a forma de controlar a energia elétrica por meios elétricos nos quais os elétrons têm papel fundamental. Divide-se em analógica e em digital porque suas coordenadas de trabalho optam por obedecer estas duas formas de apresentação dos sinais elétricos a serem tratados.
Numa definição mais abrangente, podemos dizer que a eletrônica é o ramo da ciência que estuda o uso de circuitos formados por componentes elétricos e eletrônicos, com o objetivo principal de representar, armazenar, transmitir ou processar informações além do controle de processos e servo mecanismos. Sob esta ótica, também se pode afirmar que os circuitos internos dos computadores (que armazenam e processam informações), os sistemas de telecomunicações (que transmitem informações), os diversos tipos de sensores e transdutores (que representam grandezas físicas – informações – sob forma de sinais elétricos) estão, todos, dentro da área de interesse da Eletrônica.
Complementar à definição acima, a eletrotécnica é o ramo da ciência que estuda uso de circuitos formados por componentes elétricos e eletrônicos, com o objetivo principal de transformar, transmitir, processar e armazenar energia, utilizando a eletrônica de potência. Sob esta definição, as usinas hidrelétricas, termoelétricas e eólicas (que geram energia elétrica), as linhas de transmissão (que transmitem energia), os transformadores, retificadores e inversores (que processam energia) e as baterias (que armazenam energia) estão, todos, dentro da área de interesse da Eletrotécnica.
Entre os mais diversos ramos que a abrangem, estuda a transmissão da corrente elétrica no vácuo e nos semicondutores. Também é considerada um ramo da eletricidade que, por sua vez, é um ramo da Física onde se estudam os fenômenos das cargas elétricas elementares, as propriedades e comportamento, do elétron, fótons, partículas elementares, ondas eletromagnéticas, etc.