Início Geral Técnico em Administração: um mercado cheio de possibilidades

Técnico em Administração: um mercado cheio de possibilidades

Logística, marketing, vendas e finanças: essas são apenas algumas das áreas em que o Técnico em Administração pode atuar. O profissional formado na área está preparado para executar atividades administrativas da organização relacionadas aos mais diversos aspectos dela. Mas quais as características que deve ter e como se diferenciar no mercado? Os professores do Senac Santa Cruz do Sul Anderson Govani e Vilsiane Leonardi dão as dicas:

Área abrangente, oportunidades de sobra

Sim, a área da Administração permite atuar em diversos segmentos. Conforme Anderson, não existe um padrão de tarefas definido, pois o curso é abrangente e permite uma amplitude de oportunidades que podem ser buscadas. “Percebo contratações desde cargos de assistente/auxiliar em áreas especificas como Financeiro, Marketing e Logística até, mais precisamente, cargos de nível técnico e, inclusive, cargos de gerência devido ao aprofundamento dos cursos do Senac-RS”, comenta ele. Como relata o professor, o fato é que o mercado precisa de profissionais das áreas de administração, vide o alto índice de empresas que fecham as suas portas durante os cinco primeiros anos de vida (60%, segundo o IBGE).

Atualização frente às mudanças

Segundo a docente Vilsiane o mercado para contratação de profissionais é favorável na região de Santa Cruz e as “empresas requerem profissionais capazes de compreender o funcionamento e a dinâmica de cada uma delas. Por isso, o Senac Santa Cruz busca qualificar os técnicos nas mais diversas áreas de conhecimento”.

Mas, para ser diferente, é preciso mais que conhecimento. Ambos os docentes destacam que as questões comportamentais pesam muito na hora da contratação e manutenção do cargo. Para Vilsiane, “as empresas buscam profissionais proativos, com capacidade para solucionar problemas e com bom relacionamento interpessoal, interagindo com diferentes equipes de trabalho no decorrer dos processos organizacionais” pontua.

Anderson ainda acrescenta: “comunicação é, sem dúvida, uma competência muito importante que as empresas buscam. Isso porque ela faz parte das mais diversas atividades empresariais como reuniões, atendimento ao público, relacionamento interpessoal, feedback, liderança, gestão, negociação. Quer dizer, muitas das qualidades que as empresas buscam nos candidatos possuem relação direta com a comunicação”.

Por fim, não faltam oportunidades aos interessados na área. Quem optar pelo curso vivenciará, em sala de aula, experiências muito próximas da realidade dos negócios. “Existe uma interação muito prática e reflexiva sobre as demandas das empresas e como deve ser a maneira de atuação de um técnico em administração”, complementa o docente Anderson. 

Quer saber mais sobre o curso? Entre em contato com o Senac Santa Cruz do Sul (rua Venâncio Aires, 300) pelo telefone (51) 37116460 ou pelo site www.senacrs.com.br/santacruz.