Início Sem categoria Teatro e Circo têm a primeira mostra regional

Teatro e Circo têm a primeira mostra regional

Alyne Motta – [email protected]

Uma realização do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Santa Cruz do Sul, e do Centro dos Artistas Independentes (CAI), acontece hoje e amanhã, a primeira Mostra Regional de Teatro e Circo. O evento tem apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e do Instituto Estadual das Artes Cênicas (IEACen).

Alyne Motta

Oficinas e espetáculos serão encenados hoje e amanhã

O objetivo do evento é reunir, em dois dias, oficinas, apresentações artísticas, manifestações culturais, além de dar espaço para os artistas que, muitas vezes, não conseguem divulgar seus trabalhos. A atividade é alusiva ao Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo, comemorado em 27 de março.
As atividades iniciam hoje, 31 de março, às 8h30, com oficina de Formatação de Projetos Culturais, integrando o Projeto Caminhos Cênicos, do IEACen e da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul. A oficina acontece no Teatro Espaço Camarim (Marechal Floriano, 357), sendo destinada a artistas e produtores culturais.
Às 15h tem uma Oficina de Palhaçaria, ministrada por Genifer Gerhardt, do Grupo Necitra, da capital gaúcha. A atividade acontece na Praça Getúlio Vargas (Marechal Floriano, s/nº), sendo um aquecimento para a Fanfarra Artística, às 16h, que segue até a Praça da Bandeira (Marechal Floriano, s/nº).
Já às 16h30, acontece a Abertura Oficial da Mostra Regional de Teatro e Circo. Na ocasião, será feita a leitura da Carta da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Mundial do Teatro e do Circo. A atividade acontece na Praça da Bandeira, seguido do espetáculo Lá Kombita, da Trupe Viajantes dos Sonhos, de Estrela.

Alyne Motta

Atores vão intensificar a produção da arte, dando espaço para o teatro e pro circo

A partir das 19h30, as atividades se concentram no Espaço Camarim, iniciando com o espetáculo Pesadelo da Aids, encenado pelo grupo teatral Eu Tu Ele, de Santa Cruz do Sul, seguido do espetáculo Um Sorriso Negro, uma produção da Cia Afro Cena, de Venâncio Aires. Após, às 22h, tem Palco Aberto.

DOMINGO
Amanhã, 1º de abril, as atividades continuam a todo vapor, tendo o início às 15h, no Espaço Camarim, com o espetáculo infanto-juvenil Balanço, encenado pelo grupo teatral Cara & Coragem, da Sociedade Cultural e Folclórica Oktobertanz, de Santa Cruz do Sul.
Já às 16h30, a Praça da Bandeira volta a ser palco das atividades. O espetáculo de rua Alegoria vai ser encenado pelo Coletivo de Atuadores Tribo de Rua, de Santa Cruz do Sul. No Espaço Camarim, às 17h30, Lu Hoppe vai ministrar uma Oficina de Dança, voltada ao público interessado.
A partir das 19h, o Espaço Camarim torna a ser o centro das atenções, com o espetáculo Quiprocó, encenado pelo Grupo de Teatro da Univates, de Lajeado. Às 20h, tem o Palco Aberto, até as 20h30, quando os artistas do próprio Espaço Camarim realizam sua apresentação. O encerramento das atividades é às 21h30.

Divulgação

Mostra é uma realização do Sesc e CAI

Todas as atividades são realizadas gratuitamente, sendo abertas à comunidade. Inscrições e informações podem ser encontradas no Sesc de Santa Cruz do Sul (Ernesto Alves, 1046) ou pelo fone (51) 3713 3222.