Alyne Motta – [email protected]
Um projeto que busca incentivar o público que já chegou à terceira idade, para um programa cultural que traga entretenimento e lições de vida. Assim é o projeto Avós na Comunicação, realizado há alguns anos pelo Departamento de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Entre tantas ações, uma delas é o Tarde de Luz, que exibes filmes que tratam sobre ou tem relação com os idosos. A atividade acontece sempre na terceira quinta-feira do mês, sendo gratuita para maiores de 60 anos. Neste mês, a sessão será realizada na tarde de hoje, 18 de outubro.
O filme escolhido foi a produção brasileira “Quanto vale ou é por quilo?”, dirigido por Sérgio Bianchi, e uma adaptação para o conto Pai contra Mãe, de Machado de Assis. No elenco, estão os atores Antonio Abujamra, Caio Blat, Herson Capri, Joana Fomm, Bárbara Paz, Lázaro Ramos, Zezé Motta, entre outros.
O filme faz uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que forma uma solidariedade de fachada. “Quanto vale ou é por quilo?” também faz uma grande crítica às ONGs e suas captações de recursos junto ao governo e empresas privadas.
Divulgação/RJ
Produção traz duas histórias distintas e semelhantes ao mesmo tempo
SINOPSE
A história desenha um painel de duas épocas aparentemente distintas, mas semelhantes. No século XVII, um capitão do mato captura uma escrava fugitiva grávida e, após entregá-la ao seu dono, a escrava aborta o filho que espera. Nos dias atuais, uma ONG implanta o projeto Informática em uma comunidade carente.
Arminda, que trabalha no projeto, descobre que os computadores comprados foram superfaturados e, por causa disto, precisa agora ser eliminada e Candinho, um jovem desempregado cuja esposa está grávida, torna-se matador de aluguel e um dos mais competentes, para conseguir dinheiro para sobreviver.
A exibição do Tardes de Luz acontece a partir das 14h, na sala 5328 da Unisc, com entrada franca para a terceira idade. O projeto Avós na Comunicação, possui o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc), Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo e Locadora Center Vídeo.
Salão de Extensão da UFRGS
O projeto Avós na Comunicação participou na quarta-feira, 3 de outubro, do 13° Salão de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. No evento, foram apresentadas as ações que compõem o projeto e, posteriormente, um debate entre os participantes.
Na sessão Tertúlia, onde foi realizada a apresentação das atividades, participaram outros quatro projetos de comunicação da UFRGS. Todas as iniciativas apresentadas buscam de alguma forma oferecer opções de inclusão e acessibilidade a nichos específicos da sociedade.
Divulgação/Avós na Comunicação
Projeto foi apresentado em Porto Alegre
Participaram a coordenadora do projeto, professora Mirela Hoeltz, os alunos Fabrício Goulart e Rafaela Schneider, e três integrantes: Selvino Melchiors, Arbino Class e Davi Rodrigues. O projeto integra as ações Tardes de Luz, Aprendizes no Tempo, blog Avós na Unisc, Jornal Novos Velhos e Oficina de Fotografia.