Estamos em um tempo de muita preocupação, angústia e desesperança. São muitas as situações que trazem sentimentos de raiva, desânimo e pesar. Além de estarmos rodeados de mortes devido à violência, imprudência e doenças, presenciamos a morte de pessoas no tocante à fé, esperança e alegria de viver em comunhão. Grande parte da população vive sem um sentido de vida edificante como ser humano, pois busca apenas seus próprios interesses mesmo que prejudicando seu próximo.
No relato bíblico de Marcos 5, Jairo confia em Jesus para curar sua filha, no entanto seus empregados dizem que não há mais solução para a menina. Em meio à dor do pai, Jesus diz ‘não tenha medo; tenha fé!’ Na casa de Jairo a situação estava tão tumultuada que Jesus precisou intervir: ‘-Por que tanto choro e tanta confusão? A menina não morreu; ela está dormindo.’ A palavra confiante de Jesus ao pai desesperado foi motivo de escarnio aos descrentes que estavam na casa de Jairo. ‘Talitá cumi’, que significa ‘menina, levante-se!’ Para os familiares e empregados de Jairo a menina estava morta, mas para Jesus apenas dormindo. Jesus recomenda que seja mantido em segredo este milagre e que a menina seja alimentada.
A menina tinha 12 anos. Tempo de adolescência, um tempo de muitas dúvidas. Afinal, para determinadas situações são muito adultos e para outras situações são muito infantis. Como definir-se? Tempo de muitas descobertas e tentativas de definir-se em o que ser no futuro: ser trabalhador honesto e realizado, seguindo o dom ou ser trabalhador apenas motivado por dinheiro, prestígio e poder, o que pode trazer frustrações no futuro. É na adolescência que se inicia, por insegurança, os vícios e dependência química. Famílias bem estruturadas emocionalmente são uma grande ajuda para os adolescentes passar por esta faze de dúvidas com mais segurança.
‘Talitá cumi’ Jesus diz à menina em seu leito de morte. Que aumente o número de pessoas que ajudam a levantar uns aos outros e diminuam as pessoas que as derrubam. Deus, através de Jesus, vem nos dizer que quer uma vida digna, plena e em abundância. Deus não quer que sejamos mortos-vivos, mas humanos abençoados e salvos.
P. Marcos Rogério Radecke
Avisos:
Sábado, 19/10 – Cultos G.Adolfo 18h30 com SCeia e exame de confirmandos; Pinheiral 20h;
Domingo, 20/10 – Cultos Bom Pastor 9h15 com homenagem 1º ano de confirmação; João Alves 9h30 com SCeia; Centro 9h30;
Quarta-feira, 23/10 – Cultos Renascença 19:30h com SCeia; Vila Nova19h30;
Quinta-feira, 24/10 – Chá de aniversário da OASE Linha Sete 14h30; Encontro de famílias em Pantano 19h30.