Venâncio Aires (RS) – A Valesul Brasil Tabacos, empresa com sede em Santa Cruz do Sul e 12 anos de atuação no mercado fumageiro, concluiu esta semana o processo de aquisição do Complexo Industrial e dos bens ativos da empresa Interfumos – Indústria e Comércio de Fumos Ltda., localizados no quilômetro 78 da RSC 287, em Venâncio Aires. Desta forma, a empresa amplia sua atuação no setor e altera sua denominação, passando a chamar-se Tabacos Novo Horizonte (TNH). Para marcar o início das operações no município, a diretoria da empresa recebeu autoridades e convidados para um coquetel de inauguração, na noite desta sexta-feira, ontem dia 15.
De acordo com o diretor-presidente da TNH, Erni Edgar Dockhorn, a negociação se estendeu por alguns meses e foi finalizada esta semana pelos atuais sócios das empresas envolvidas. “Com essa aquisição, a empresa mostra toda a sua determinação, comprometimento e confiança no futuro da cultura do tabaco no Brasil”, destaca ele.
Conforme Dockhorn, esse é mais um passo “gigantesco e audacioso” num momento em que a fumicultura passa por momentos de muitas incertezas e dificuldades. “Teremos muitos desafios pela frente, mas sempre acreditei que nesses momentos difíceis é que encontramos as oportunidades. Com um bom planejamento, convicção e uma equipe qualificada, comprometida e determinada, vamos alcançar as metas projetadas”, enfatiza.
Além da nova unidade em Venâncio Aires, que vai centralizar toda a área administrativa, compra e processamento de tabaco, a empresa vai manter as operações existentes em Santa Cruz do Sul, às margens da BR 471, dedicada a produtos e processos diferenciados de tabaco, onde emprega cerca de 450 colaboradores. A nova estrutura em Venâncio Aires deve gerar nesta safra mais de 400 empregos diretos, com a expectativa de processamento de 19 mil toneladas de tabaco cru. Desta forma, as duas unidades vão gerar mais de 800 postos de trabalho. Com produção própria de tabaco e estrutura de campo para fornecimento de orientação técnica, a TNH conta também com a parceria de fornecimento das empresas Intab (Vale do Sol) e Centro-Serra (Arroio do Tigre).
Texto: Four Comunicação
Crédito: Rafael costa
Cleber Quoos, Erni Dockhorn, Elói Quoos e Franz Demeulemeester
Unidade de processamento em Venâncio Aires