Mara Pante
Evento promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA e Universidade Federal de Pelotas – Ufpel aconteceu no Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco – SindiTabaco na quinta-feira, 03. Nele ocorreu a instalação da Comissão Técnica Oficial do Projeto de Produção Integrada de Tabaco nos Estados do RS, SC e PR – PITAB. Na ocasião foram realizadas explanações sobre o setor e o Projeto PITAB, segundo adequação às novas regras e procedimentos estabelecidos pelos Requisitos de Avaliação de Conformidades da Produção Integrada no Brasil – RAC/PI Brasil. São dezesseis normas técnicas que acompanham da semeadura até o processo pós-colheita do tabaco. Para receber a certificação, o sistema de produção deve atender dois critérios básicos: rastreabilidade (histórico do produto) e sustentabilidade (uso dos recursos naturais de forma ambientalmente correta, economicamente viável e socialmente justa).
SISTEMA INTEGRADO DE PRODUÇÃO
O presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, e o da Associação dos Fumicultores do Brasil – Afubra, Benício Albano Werner, pontuaram a situação do setor no Brasil e no mundo, com destaque ao Sistema Integrado de Produção de Tabaco – SIPT e sua importância para a manutenção da competitividade do produto brasileiro no mercado mundial. O chefe da Divisão de Grãos, Raízes e Oleaginosas do MAPA, George Simon, mostrou o cenário atual da Produção Integrada no País.
PROCESSO INICIOU EM 2008
Uma versão atualizada do Projeto Pitab foi apresentada pelo professor Carlos Tillmann, da Ufpel, e pelo engenheiro Agrônomo, Darci José da Silva, consultor do SindiTabaco. A elaboração iniciou em 2008 mas a entrega da documentação ao MAPA se deu em julho de 2010. Em daquele ano o MAPA publicou a Instrução Normativa 27, estabelecendo novas diretrizes para a Produção Integrada no país. O documento gerou a demanda de um novo Requisito para Avaliação de Conformidade – RAC pelo Inmetro, que estava em Consulta Pública desde junho de 2011. A Portaria de nomeação da Comissão Técnica Oficial foi publicada no Diário Oficial da União, em 29 de março de 2012.
COMISSÃO DO PITAB
Integram a Comissão Técnica Oficial do Projeto PITAB, o coordenador Geral / Ufpel – Carlos A. Tillmann, Marco A. Dorneles da Afubra, Claudimir Rodrigues do SindiTabaco / Souza Cruz, Rogério da Costa do SindiTabaco / JTI, Marco A. dos Santos da Farsul / Faep / Faesc, Irineu Berezanski da Fetaesc / Fetag / Fetaep, Maria Laura T. Mattos da Embrapa e Darci J. Da Silva do SindiTabaco / Consultor Técnico.
Foto: Rolf Steinhaus
Comissão técnica oficial do Pitab foi apresentada no evento. Na foto, os membros presentes com os presidentes do SindiTabaco e Afubra
Arq. Foto: tabaco projeto pitab