O papel da Associação Pró-Ensino de Santa Cruz (APESC) no desenvolvimento local e regional foi tema da edição de outubro da reunião-almoço Tá na Hora, realizada na última terça-feira, 29 de outubro. Palestrante do tradicional encontro empresarial promovido da Associação Comercial e Industrial (ACI) do município, o professor Rafael Henn, reitor da Unisc e presidente da Apesc, abordou a atuação da Universidade e do Hospital Santa Cruz nos setores da educação e da saúde, evidenciando com dados o forte impacto social e econômico que exercem na comunidade local e regional.
Em sua fala, o presidente da ACI, Ario Sabbi, destacou a importância da Unisc como geradora de conhecimentos no desenvolvimento de projetos e ações nas localidades onde está inserida, sobretudo na qualificação profissional. Manifestou apoio à necessidade de aperfeiçoamento das pessoas e disse que a ACI é aliada da Unisc no enfrentamento do desafio de aumentar o número matrículas, problema comum às principais universidades do País. “Vamos fazer uma campanha direcionada às empresas associadas e seus funcionários para estimular a busca por qualificação de qualidade e, junto com a UNISC, encontrar formas de facilitar esse acesso”, anunciou Sabbi.
Graduado Engenharia Mecânica (Unisinos) e em Administração (Unisul), com especialização em Gestão Empresarial (Unisinos) e mestrado em Administração e Negócios (Puc-RS), Rafael Henn é professor do Departamento de Ciências Administrativas da Unisc em cursos de graduação, especialização e MBA. Além de reitor e presidente da Apesc, também preside o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas.
“Todas as maiores cidades do Rio Grande do Sul têm universidades”, provocou Henn, no início de sua palestra. A informação foi o gancho para mostrar a autoridades, empresários e profissionais de empresas reunidos no restaurante do hotel Águas Claras o patrimônio que a Apesc representa para o município e a região. A trajetória da mantenedora desde a sua fundação, até os dias atuais, e as pessoas que colaboraram neste processo foram mencionadas pelo reitor, fazendo um resgate histórico e ao tempo projetando o futuro da região a partir da atuação da instituição.
Universidade comunitária
Referindo-se ao papel da Unisc, Henn frisou que há uma grande confusão, tanto na sociedade como no meio acadêmico, sobre o que é ser uma universidade comunitária. Explicou que, como instituição, a universidade precisa gerar resultados financeiros, no entanto, pelos estatutos, esses resultados devem ser aplicados na sociedade onde está inserida. “Temos que visar o lucro para poder viabilizar investimentos nas mais variadas áreas dentro da sociedade onde estamos”.
Ensino, pesquisa e extensão são os três pilares que fundamentam a atuação da universidade. Sobretudo os inúmeros projetos de extensão voltados à comunidade, que são a aplicação prática do conhecimento acadêmico na sociedade, representam diferenciais da Unisc. Citou o exemplo recente das enchentes, onde naturalmente houve uma movimentação solidária de professores e alunos, evidenciando a natureza comunitária da universidade. Conforme o reitor, por conta desta preocupação com resultados, os serviços passaram a ser um novo pilar na gestão da Unisc.
Pela educação de qualidade – As drásticas mudanças na concessão do crédito educativo FIES, ocorridas a partir de 2015, impactaram fortemente as universidades em todo o País, reduzindo, a cada ano, o número de matrículas. Nesse mesmo período, houve um crescimento descontrolado na oferta de cursos de graduação à distância (EaD).
Henn apresentou dados sobre essa realidade em Santa Cruz. Em 2015, havia cinco instituições de ensino superior, hoje, são 28. Em 2020, na pandemia, eram 36. “É um crescimento totalmente descontrolado e sem qualidade na educação. A internet precisa ser utilizada, mas com metodologias adequadas para isso”, afirma o reitor.
Informou que através da atuação do Consórcio das Universidades Comunitárias junto ao Ministério da Educação foi obtida a proibição da abertura de qualquer curso de EaD no Brasil ou de novos polos, até dezembro deste ano. “Possivelmente, a partir do ano que vem teremos um novo marco regulatório do EaD que eu espero seja focado totalmente na qualidade”.
Hospital Santa Cruz
Pertencente à mantenedora, o Hospital Santa Cruz tem uma importância fundamental na área da saúde no município e na região. O grande desafio, conforme o presidente da Apesc, é fazer com que o Hospital volte a crescer e tenha capacidade de investimento. “Temos um percentual de atendimento do SUS que é acima de 85%, considerando como isso funciona no que se refere à remuneração no Brasil, podemos dimensionar o tamanho desse desafio”, justifica.
O Tá na tem o patrocínio da JTI, UNISC, Philip Morris Brasil, Gazeta Grupo de Comunicações, Universal Leaf, Unimed, BRDE e BAT.