O Hospital Ana Nery sempre primou pela preservação do meio ambiente, buscando tecnologias renováveis e que causem o menor impacto possível na natureza. No intuito de promover projetos e programas de preservação e proteção dos recursos naturais utilizados em seu processo assistencial, a instituição investiu na implantação do Setor de Gestão Ambiental, que realiza ações para garantir um ambiente sadio às gerações futuras. Para isso, dissemina aos colaboradores e comunidade a ideia de preservação com base nos pilares da sustentabilidade.
Preservação de recursos hídricos
O abastecimento de água do hospital é feito pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), além de um poço artesiano. As análises químicas e físicas de ambas as fontes são feitas por empresa devidamente licenciada para execução das atividades. Além disso, reduz de forma significativa o uso de água potável realizando a troca de enxoval a cada 48 horas. Caso haja real necessidade de substituí-lo antes deste prazo, o paciente pode solicitar a troca.
Resíduos dos serviços de saúde
O hospital prima pela destinação adequada dos resíduos gerados em suas dependências e contratou uma empresa especializada para realizar o tratamento e a disposição final dos resíduos de serviços de saúde. O Ana Nery segue um plano de gerenciamento de resíduos, atualizado anualmente, e mantém o Grupo de Gerenciamento de Resíduos em Serviço de Saúde, formado por funcionários de diversas áreas, que trabalham com o objetivo comum de adequar as práticas institucionais aos princípios da sustentabilidade, buscando minimizar a produção de rejeitos contaminados ou melhorar a segregação na fonte.
Energia solar
Tendo a sustentabilidade como um de seus valores, o Ana Nery investiu na instalação de uma usina de produção de energia elétrica limpa e renovável, através de placas fotovoltaicas, utilizando os telhados do hospital e, recentemente, a cobertura do estacionamento dos clientes. Trata-se da maior usina de geração de energia solar em estrutura hospitalar do Brasil e uma das maiores micro usinas fotovoltaicas do Rio Grande do Sul.
Foram instalados 2.429 módulos, num investimento de R$ 3 milhões. A estimativa da instituição é que em cinco anos obtenha retorno dessa aplicação e, a partir disso, uma economia mensal de mais de R$ 100 mil, recurso que poderá ser utilizado em outras necessidades.
Além do ganho econômico, vale ressaltar a importância desse investimento para o meio ambiente e preservação de recursos naturais. Desde o início da geração de energia solar pela sua usina, a instituição já deixou de emitir em média 450 toneladas de gás carbônico. Em reconhecimento às boas práticas em sua gestão, o hospital recebeu o Selo G5 Solar, que atesta sua responsabilidade e cuidado com o meio ambiente.
Resíduos recicláveis
O Hospital Ana Nery realiza o gerenciamento dos resíduos recicláveis. Há pontos de coleta dentro e fora da instituição para arrecadar materiais como papeis, plásticos, alumínio e óleo de cozinha. A participação, tanto dos colaboradores como de pacientes, visitantes e da comunidade, tem se elevado a cada ano, aumentando a arrecadação.
Todo o material arrecadado é comercializado e o valor revertido para melhorias internas e projetos de ações ambientais da instituição. Quem quiser contribuir com o Ana Nery por meio da doação de resíduos recicláveis, como tampinhas, lacres, latinhas, papel e plástico, deve entrar em contato com o Setor de Gestão Ambiental pelo telefone (51) 2106-4411 ou levar a sua contribuição aos pontos de coleta abaixo:
• tampinhas de plástico e lacres de alumínio – Hospital Ana Nery, Colégio São Luís, Quiosque da Praça, Casa de Saúde (Hospitalzinho), UPA, Solar Ana Nery, Lancheria Dog Center e Posto Três Coqueiros;
• papel, plástico e alumínio – Hospital Ana Nery.
Óleo de cozinha usado
O Ana Nery recolhe óleo de cozinha usado, que é repassado à Afubra, que, em contrapartida, disponibiliza à instituição de saúde um vale para ser trocado por produtos da sua loja. Com o óleo arrecadado, a Afubra produz o biodiesel usado para abastecer tratores.
Licença ambiental
Depois de realizar todas as adequações necessárias, o Ana Nery recebeu este ano a licença ambiental de operação emitida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, válida até 2027. Esse um instrumento tem o objetivo de garantir que, ao longo do seu funcionamento, o empreendimento estará atento aos cuidados com o meio ambiente.