Você já deve ter experimentado ou, pelo menos, ouvido falar em suflê. De origem francesa, a palavra suflê significa “inchado” ou “soprado”. É um tipo de preparação culinária à base de claras e gemas batidas ao “ponto de neve” e colocada ao forno para que inchar. Uma das regras básicas do prato é servi-lo imediatamente após sair do forno. Se não for veloz, ele perde consistência e murcha.O suflê pode ser doce ou salgado, feito com diversos tipos de recheio, tais como queijos, legumes, carnes, frutos do mar, chocolate e frutas. Ficou com vontade? Confira.
SUFLÊ DE QUEIJO
INGREDIENTES
1 xícara de leite
¾ de xícara de queijo gruyère ralado fino
1/3 de xícara de queijo parmesão ralada fino
3 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
6 claras batidas em neve
5 gemas
sal e pimenta do reino a gosto
MODO DE PREPARO
Numa panela derreta a manteiga em fogo médio. Diminua o fogo, adicione a farinha de trigo e mexa, sem parar, por 2 minutos. Junte o leite, aos poucos, e mexa constantemente por 5 minutos ou até engrossar. Retire do fogo, tempere com sal e pimenta e deixe esfriar.
Junte as gemas, uma de cada vez, misture e leve novamente ao fogo baixo, mexendo vigorosamente até engrossar e soltar do fundo da panela. Transfira para uma tigela, cubra com filme plástico aderido ao creme e deixe esfriar por 20 minutos.
Aqueça o forno em temperatura média. Acrescente os queijos e mexa. Ponha as claras e misture delicadamente. Despeje num prato refratário, untado com manteiga, e asse por 30 minutos ou até que cresça e fique ligeiramente dourado.
Observação: O gruyère pode ser substituído tranquilamente pelo emental, por um prato bem curado e meio durinho e outros queijos da mesma família.
DICA DA SEMANA
Um dos segredos para que o suflê cresça corretamente é o tamanho do recipiente em que é preparado. Ele deve ser sempre proporcional à quantidade de massa. Se o recipiente for muito raso e largo, o suflê não crescerá corretamente. O ideal é utilizar um refratário menor e alto.
Outra dica é o ponto das claras em neve. Se forem batidas em excesso, perderão a capacidade de expandir e, consequentemente, o suflê não crescerá adequadamente. O ideal é que as claras em neve mantenham o brilho quando batidas. Se ficarem opacas é porque passaram do ponto.