O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Stifa) deu início a uma ação de cidadania no Vale do Rio Pardo. Por meio de convênios e parcerias, a entidade disponibiliza atendimentos nas áreas da saúde e educação com baixo custo e facilidades para sócios e dependentes. A meta é elevar a qualidade de vida dos trabalhadores e permitir, ainda, que categorias não ligadas ao tabaco e à alimentação usufruam de um rol de benefícios.
O movimento de cidadania começou com visitas da direção e área técnica do Stifa às empresas. O presidente Gualter Baptista Júnior explicou a meta é viabilizar serviços de qualidade, com baixo custo, ao maior número de trabalhadores da região. “A gente sabe que o poder econômico das famílias encolheu, parte causada pela inflação, parte pelas dificuldades financeiras. Cumprindo nosso papel social, queremos levar, ao maior número de pessoas possível, a oferta de serviços de excelência nas áreas de saúde, bem-estar e educação”, afirmou.
Seja por meio de parcerias firmadas ou pela contratação de profissionais, o sindicato oferece serviços na área médica, como consultas com clínica geral, pediatra e ginecologista, atendimento odontológico, nutricionista e psicóloga, todos na sua própria sede. “Temos, também, convênio com escritório jurídico, que realiza consulta inicial grátis, nas áreas do direito previdenciário, cível e trabalhista. Além destes, firmamos convênios com instituições de ensino, universidades e escolas técnicas, para disponibilizar o direito à formação profissional de nossos trabalhadores”, detalhou o presidente.
Os atendimentos são realizados com valores de baixo custo, orçamento que cabe no bolso do associado. “Dependendo do dia da semana, o paciente marca e já consulta no dia seguinte. Marca para si e para seus dependentes; consulta com comodidade aqui mesmo, em nosso Sindicato. Por meio de convênios, disponibilizamos descontos em exames complementares, fazendo com que esse valor caiba no bolso do trabalhador”, observou Gualter.
A mobilização teve início neste agosto com o projeto “Stifa na Empresa”. A equipe diretiva do sindicato, acompanhada de membros da área técnica da saúde, está percorrendo as empresas e conversando diretamente com os trabalhadores. As duas primeiras agendas foram realizadas na BAT Brasil e Universal Leaf Tabacos. “Queremos visitar o maior número de empresas possível, levando a elas a nossa proposta de cidadania que é, com baixo custo mensal, por meio da associação ao Stifa, oferecer serviços especializados na área da saúde, bem-estar e educação”, frisou.
Desde de março deste ano, trabalhadores de diferentes categorias, além do tabaco e da alimentação, podem se associar ao Stifa. A ação foi implementada pela gestão do sindicato para aproximar a entidade e a comunidade da região. “Sempre tivemos uma vocação de atendimento na área da saúde para nossos associados. Com essa mudança, implementada no início do ano, buscou-se viabilizar, para outros trabalhadores, os mesmos benefícios”, ressaltou Gualter.
Trabalhadores interessados em fazer parte do quadro social do Stifa, para ter acesso aos serviços, podem ir até a sede da entidade munidos dos documentos pessoais e comprovante de endereço para solicitar a inclusão. O sindicato fica na Rua Fernando Abott, 1.212, Bairro Senai, em Santa Cruz do Sul. O atendimento é de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 11h20 e das 13h30 às 17 horas; sextas-feiras, das 7h30 às 11h20 e das 13h30 às 16 horas. Outras informações pelos telefones (51) 3056 2575 e 99779 0490 (WhatsApp).