Ana Souza
[email protected]
Berço da colonização alemã em Santa Cruz do Sul, Linha Santa Cruz receberá a primeira edição do festival Steckerfleisch no dia 18 deste mês, domingo, a partir das 10 horas. O evento será realizado pelo Esporte Clube Linha Santa Cruz e Frigorífico Gassen no Estádio do Imigrante, com apoio da Prefeitura de Santa Cruz. A iniciativa é alusiva às tradições gaúchas e germânicas e visa resgatar os hábitos dos antepassados alemães do interior de nosso município.
A programação está sendo preparada com intuito de relembrar os churrascos feitos antigamente e, ainda, para que os jovens conheçam a tradição e os antigos costumes do povo. Em festas de casamento, quermesses e outros eventos, eram utilizados espetos de madeira ou feitos de galhos de árvores escolhidas com cuidado, a fim de que não interferissem no sabor da carne ou fizessem mal à saúde. Antigamente não haviam muitos recursos financeiros nem materiais em abundância como os que são utilizados na fabricação de espetos hoje.
Conforme dados da organização da festa, para assar a carne no espeto de pau, as churrasqueiras eram construídas com o material disponível na natureza, as bananeiras, que davam firmeza ao equipamento e não tinham risco de queimar com o fogo. Além disso, os cortes das carnes eram mais rústicos em relação aos utilizados atualmente. O evento também retomará os costumes das festas antigas, como a forma de servir a comida e de gelar as bebidas, bem como a alegria do povo ao festejar.
O ingresso a R$ 40,00 pode ser adquirido com a diretoria do Linha Santa Cruz, no Mercado e Açougue Gassen ou pelo telefone (51) 98146 1314. No cardápio, o steckerfleisch (churrasco na madeira) preparado e servido à moda antiga, maionese, arroz, salada de tomate e pão.
Ampla estrutura aguarda os visitantes
Para os visitantes, a programação reserva como um dos atrativos o torneio de pênalti de duplas. A inscrição poderá ser feita no local no valor de R$ 30,00. Dupla com almoço está isenta da taxa de inscrição. O início do torneio será às 10h30, nas categorias veterano (40 anos ou mais), infantil (8 a 12), juvenil (13 a 16), feminino e livre.
A busca dos costumes da culinária gaúcha e germânica será a temática da festividade, conforme Décio Luís Hochscheidt, que é um dos organizadores e diretor de Patrimônio do EC Linha Santa Cruz. “Nosso objetivo é fazer um resgate e sentíamos a necessidade de aliar o berço da colonização, em Linha Santa Cruz, com o tempo em que vivenciamos esses costumes. Inclusive, o estádio que pertence à localidade leva o nome de Imigrante”, observa.
O festival também é destinado a relembrar o marco na história de Santa Cruz, a antiga Alt Pikade (Picada Alta), e as tradições gaúchas. “Fazer uma homenagem aos antepassados e cultuar a Semana Farroupilha. Teremos uma grande ajuda do Frigorífico Gassen, sendo que o pai de Luís Fernando Gassen sempre tinha o hábito de assar a carne com espetos à base de madeira ou galhos de árvores. Toda a família é parceira do Linha Santa Cruz também, lutando por nosso clube. Os recursos do festival serão aplicados para a melhoria de nossa estrutura”, explicou Décio.
Ele frisou que Linha Santa Cruz cresceu muito nos últimos tempos. “Vinte anos atrás era uma área rural e hoje está urbanizada, com 80% sendo filhos de agricultores ou pessoas que vieram do interior. Durante o evento também iremos demonstrar como a cerveja e as demais bebidas eram refrigeradas, bem diferente da atualidade. Esperamos atrair um grande público. Nosso pavilhão abriga 250 pessoas e também iremos colocar cobertura com lona em cima das churrasqueiras, que serão em uma vala no chão, bem à moda antiga”, revelou.
Entre os atrativos, haverá torneio de pênalti de duplas no campo do Linha Santa Cruz (Crédito: Ana Souza) Estrutura será montada nas proximidades do pavilhão principal (Crédito: Ana Souza)