Todos sabem que é proibido o uso de fogos de artifício com estampido, pois causam transtornos nos animais, além de prejudicar crianças autistas, bebês e idosos. Porém, os animais possuem uma capacidade de ouvir muito mais potente do que a dos seres humanos. Mas algumas pessoas se fazem de desavisadas e, mesmo assim, teimam em soltá-los na virada do ano.
O sujeito que realizar o uso do artefato com ruído, caso seja flagrado, será multado em quatro Unidades Padrão Municipal (UPM), que chegam ao valor de R$ 1.356,36. Se houver reincidência, o valor pode dobrar ou triplicar. O acusado pode apresentar defesa ou pedir a impugnação do ato em um prazo de até 20 dias.
Com a intensão de fazer um alerta sobre as inúmeras consequências que a utilização do artefato com ruído causa, o Riovale Jornal conversou com a veterinária Manuela Oliveira Hammes, da Clínica Veterinária Pet Boulevard, de Santa Cruz do Sul.
“Muitos animais sofrem com o estresse causado pelo barulho vindo dos fogos de artifício. Em alguns casos pode ocasionar até a morte deles. O barulho é forte e eles têm sensibilidade auditiva. Correm desesperados por causa do estampido. Muitas vezes atravessam a rua e são atropelados, fogem de casa, pulam portões e até se prendem em grades. Cães e gatos se assustam com facilidade e entram em pânico. As aves também sofrem, ficam atordoadas, voam sem direção e chocam-se contra objetos, árvores e outros pássaros. Muitos também têm crise convulsiva, ataques cardíacos e que podem vir a óbito”, frisou Manuela.
A veterinária também dá dicas para que os pets fiquem protegidos. “Alguns conseguimos controlar com medicações específicas, tais como os fitoterápicos. Também existe uma atadura, que é bem indicada, a chamada Tellington Touch, que funciona como a força de um abraço. Não se deve, de maneira alguma, usar medicação sem consulta ao veterinário, isso é muito arriscado. Procure não deixar seu pet sozinho e busque criar um ambiente seguro e calmo”, destacou.
Conforme consta na Lei Municipal 8.500/2020, é proibido o uso de fogos de artifício e explosivos com ruídos em todo o Município. O ato, além da perturbação do sossego público, também é prejudicial aos animais de estimação como cães e gatos, e animais silvestres. Pessoas que presenciarem o descumprimento da lei podem relatar o caso à própria secretaria durante o horário de expediente pelo telefone 3713-8242 ou através da Guarda Municipal pelo telefone 153. Para validar, as denúncias devem conter fotos ou vídeos.
Ana Souza
[email protected]