Quando se fala em utilização de energia solar para geração de energia elétrica, os números são evidentes e apontam para um grande crescimento dia a após dia no Brasil. Segundo dados divulgados no fim do ano passado, do Banco de Informações de Geração (Big) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o País tem 48.765 conexões de Geração Distribuída (GD) Solar Fotovoltaica, o que totaliza 496MW. No Rio Grande do Sul são 6.602 conexões GD Solar Fotovoltaica, totalizando 78MW. Com o maior número de projetos ligados à rede no Estado, a empresa gaúcha Solled Energia projeta um crescimento de 70% para 2019. Hoje a empresa detém 3% da instalação brasileira (15MW) e 19% das usinas ligadas à rede em solo gaúcho.
Conforme a diretora da Solled Energia e diretora Regional da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Mara Schwengber, a empresa, que tem sede em Santa Cruz do Sul (RS), finalizou o ano de 2018 com mais de 15 MW de potência instalada, em mais de 600 usinas. O volume seria suficiente para abastecer 33.000 casas populares. “Nossos clientes economizam mais de R$ 14 milhões em energia elétrica por ano. Estamos muito satisfeitos e projetando mais crescimento para este ano que está iniciando”, declara Mara.
Dentro do planejamento de crescimento, em maio de 2018 a Solled Energia firmou parceria comercial com a multinacional brasileira WEG, fabricante de motores e fornecedora de sistemas elétricos industriais completos, com soluções em energia fotovoltaica para o mercado nacional. Em junho, inaugurou sua nova sede, com 400 metros quadrados, às margens da RST 287. “Com esta estrutura, ampliamos nossa atuação no Estado, principalmente nas regiões Centro, Noroeste e Serra”, completa Mara.
Principais municípios com instalações da Solled Energia: Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Vera Cruz, Rio Pardo, Candelária, Sinimbu, Santa Maria, Caçapava do Sul e Barros Cassal.