Uma sobremesa deliciosa. O creme quatro leites pode ser utilizado em várias receitas: tortas, pavês, recheio e cobertura de bolo com frutas. Rende bastante, dura vários dias na geladeira.
SOBREMESA DOIS CREMES E PÊSSEGO
INGREDIENTES
1 lata de pêssegos em calda (escorrer a calda)
Coco ralado em flocos para cobrir
Creme de gemas
1 lata de leite condensado
2 xícaras de leite líquido
2 gemas
2 colheres (sopa) de amido de milho
Creme quatro leites
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite sem soro gelado
1 vidro de leite de coco (200 ml)
1 e ½ xícaras de leite em pó
1 colher (sopa) de emulsificante (usado em sorvetes)
6 colheres (sopa) de açúcar
MODO DE PREPARO
Em uma panela leve ao fogo leite condensado, gemas e o amido de milho dissolvido no leite. Mexa até ferver e engrossar. Reserve para esfriar. Coloque na batedeira os ingredientes do creme quatro leites e misture. Bata por 5 minutos aproximadamente até dobrar o volume. Leve à geladeira por 1 h antes de utilizar. Em um recipiente ou individuais coloque o creme de gemas, pêssegos em cubinhos ou fatias, creme quatro leites e cubra com o coco ralado. Leve à geladeira por 20 minutos.
FONTE: https://www.receitas-sem-fronteiras.com
DICA DA SEMANA
Quando você come um bolo com massa levinha e macia fica pensando o que fazer para obter este resultado. Muitas das vezes o segredo pode estar no uso de EMULSIFICANTES. Essas substâncias são comumente usadas na fabricação de sorvetes, mas surtem ótimos efeitos quando aplicadas em massas, inclusive em receitas salgadas, como pães e tortas. É utilizado para acentuar a elasticidade, melhorar textura e maciez na massa.
O que é?
Os emulsificantes são moléculas que possuem um lado que atrai a água, enquanto outro a repele, por isso consegue agir na interface entre líquido e gordura, fazendo com que as substâncias não se dispersem. Atuando como um estabilizante, o emulsificante torna mais compatíveis ingredientes que normalmente não se misturam, como a água e o azeite, deixando a mistura bem mais uniforme, lisa e agradável tanto ao toque como ao paladar.
Aplicação
É indicado para ser aplicado principalmente em bolos, panetones, colombas e também em sorvetes, chantillys, glacês para uma textura macia e corpo macio e seco. É aplicado durante o preparo da massa, sendo a proporção indicada: 1 colher (sobremesa) de emulsificante para cada 300 g de farinha. Para gelados comestíveis, a proporção varia de 8g a 10g por litro de calda/ produto final.
Vantagens
As vantagens são a forma como acentua a elasticidade da massa e melhora a textura (maciez).
foto: dois cremes